Home » » E 2009 começa com reforma ortográfica

E 2009 começa com reforma ortográfica

image

Em primeiro lugar, quero desejar a todos vocês um 2009 repleto de alegrias e realizações. O ano que “acaba de acabar” foi muito bom prá mim e melhor ainda para o blog – que cresceu, apareceu e trouxe alguns prêmios prá casa. Não vou falar de um por um, pois pode parecer auto-promoção (ou seria autopromoção?). Vocês poderão conferir cada um deles aqui.

Hoje vou escrever sobre a tal reforma ortográfica. Alegando que é necessário pôr fim às várias grafias e dar maior visibilidade ao idioma, os países membros da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) elaboraram em 1990 o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que foi sancionando pelo Presidente Lula-la e entrou em vigor no dia de hoje.

Coisa chata, digamos de passagem. Sei que mudar traz resistências, mas em um país onde a maioria não sabe escrever corretamente, alterar o que já está em vigor é, no mínimo, “chover no molhado”. Temos até 2012 para nos adaptar e eu, escolhi os últimos minutos do último dia.

Mas, como o Dicas Blogger é um blog, também, de utilidade pública, fiz uma pequena pesquisa sobre o assunto. Encontrei na Folha de São Paulo uma ilustração muito interessante. Vejam o que vai mudar:

 

   Fonte: Folha de São Paulo

A reforma está funcionando como uma divisora de águas. O Jornal Nacional, da Rede Globo, apresentou uma série de reportagens sobre o tema e entrevistou desde os imortais da Academia Brasileira de Letras, até escritores, jornalistas e nós, o povo. 

Milton Hatoum, romancista premiado, não põe fé na unificação do português daqui com o de Portugal e outras ex-colônias portuguesas. Para ele, as escritas diferentes marcam diferenças de pensamento. "A ortografia, no final das contas, tem a ver com nosso modo de ser. E o nosso modo de ser pede, e até exige, um acento agudo na palavra idéia". Fonte: Globo.com

João Ubaldo Ribeiro, autor de ‘O sorriso do lagarto’, acha a reforma inútil e rebate um argumento político muito citado pelos defensores da nova ortografia: a de que o Brasil precisa de uma língua unificada para ser mais reconhecido no mundo. "Chinês, que não tem alfabeto, tem ideogramas, não esta cogitando de fazer reforma nenhuma e nem precisa de reforma nenhuma, está se impondo por sua presença econômica".Fonte: Globo.com

Mas o acordo ortográfico tem o apoio de muitos gramáticos e escritores brasileiros. A instituição que mais lutou pela mudança é centenária: a Academia Brasileira de Letras, a guardiã mais fiel da Língua Portuguesa na forma em que ela é falada e escrita no Brasil. A academia tem todo um jeito conservador, mas diz que foi em nome da modernidade que abraçou a mudança. “Simplificar a gramática é modernizar”, diz o acadêmico Evanildo Bechara, um dos maiores conhecedores da Língua Portuguesa. Ele queria uma reforma até mais profunda.Fonte: Globo.com

Eu não gostei e não é por preguiça . O maior problema, na minha opinião, reside no fato que não há uma unificação na ortografia nem mesmo dentro do Brasil. Cada um escreve como bem entende. O número de analfabetos funcionais cresce assustadoramente e, ao invés do Governo fazer uma reforma educacional, vem é inventar moda com uma reforma ortográfica.

Os estudantes dos ensinos fundamental e médio vão conviver com a dupla ortografia até 2012, o que deve gerar muita confusão e uma piora na escrita dessa geração - que já usa o miguxês para se comunicar- dispondo então, de 3 formas de escrever (ortografia antiga, a nova e o miguxês).

Vejam neste link tudo que vai mudar e a história da nossa Língua Portuguesa.

E vocês, o que estão achando disso tudo?

Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka