Uma das perguntas que mais recebo dos novatos sobre a peculiar linguagem empregada no Twitter é: o que é # ? Assim como os demais termos usados por lá, nem sempre é fácil explicar o inexplicável, mas prometo que vou tentar.
Em primeiro lugar, o símbolo # (jogo da velha) é usado para mostrar que aquela palavra ou frase é uma hashtag. As hashtags funcionam como uma espécie de etiqueta (tag) de uma mensagem (tweet). Essa etiqueta geralmente tem uma finalidade como enfatizar um tweet ou facilitar a localização de tweets sobre um mesmo tema, mas pode não ter nenhum objetivo e até ser usada por brincadeira.
Recentemente os malemolentes e criativos usuários brasileiros conseguiram levar aos Trending Tópics, cuja abreviação é TTs, a hashtag #zemayerfacts, onde cada participante contava uma historinha sobre o galã Zé Mayer e sua fama de sedutor.
RT @bqeg: RT @Pablo_Peixoto: Glória Perez faz novela indiana. Zé Mayer faz fila indiana #zemayerfacts RT @helenfernanda Não resisti! Mais um! RT @tiagodantas Zé Mayer nem precisa trabalhar: tem licença-paternidade o ano todo. #zemayerfacts RT @christianpior O Criança Esperança é uma açao da Globo pra pagar pensão alimentícia pra todos os filhos de Zé Mayer. #ZeMayerFacts |
Trending Topics é uma espécie de ranking dos assuntos que foram mais abordados no Twitter em um determinado período e é capaz de chamar até a atenção da mídia.
No caso de eventos que são transmitidos em tempo real pelos tuiteiros, costuma-se convencionar previamente qual será a hashtag utilizada para que todos os interessados possam acompanhar os tweets através da busca do Twitter. Um exemplo foi a tag #cparty que marcou o famoso evento mundial nerd Campus Party.
A hashtag tupiniquim mais famosa até ontem foi a #forasarney, quando um grupo de celebridades (os piratas) se uniu para pedir a saída do Senador José Sarney.
Outras hashtags muito usadas são:
- #prontofalei: serve para desabafos
- #partiu: usada na hora de partir
- #euri #eurialto: pra dizer que o tweet foi engraçado
- #bjsmeliga #bjsmelinka: não serve pra nada, mas é legal ;)
- #NSFW: Not safe for work, ou seja, não apropriado para o trabalho (material erótico)
- #fail ou #epicfail: serve para dizer que algo falhou ou que é muito ruim
- #ficadica: usada após uma grande dica
- #comofaz: usada em caso de dúvidas
Além das hashtags, os tuiteiros usam muitos termos do internetês, que é diferente do miguxês. Na dúvida, entre no Google e digite “define: (palavra)”. Um exemplo é o famoso LOL, que eu uso e abuso já que dou risada por qualquer motivo :P
LOL ou lol significa "laughing out loud", algo como "rindo muito alto", mas há quem use o símbolo \o/ pra dizer que está feliz ou para comemorar alguma coisa. Temos também OMG, que é a abreviação oh my God! e O RLY? que quer dizer Oh, really?
Encontrei na Wikipedia, termos do internetês e os acrônimos mais utilizados. Vale à pena dar uma olhada e ficar por dentro da linguagem maluca do Twitter. LOL
E ainda temos o CORRÃO, que nada mais é do que um “corram” com ênfase :P
Qualquer palavra pode virar uma hashtag, basta colocar o símbolo # antes dela.
ATUALIZAÇÃO em 23/10/10
De quando eu escrevi este post, até os dias atuais, muita coisa mudou no Twitter. O CORRÃO deu origem ao LEIÃO – que é um “leiam” com MUITA ênfase. Surgiu também a hashtag #putafaltadesacanagem, que quer dizer que algo foi uma grande sacanagem, e a frase aham, senta lá Cláudia, que significa que estamos ironicamente concordando com alguma coisa, mas na verdade estamos discordando.