Home » » Qual vai ser o futuro dos blogs?

Qual vai ser o futuro dos blogs?

Uma coisa tem me chamado a atenção nos últimos tempos: tenho recebido muitas perguntas no Twitter sobre assuntos recém-postados no blog. Um exemplo típico foi o caso do jump breaker, quando diversos usuários apresentaram problemas com a nova função do Blogger e APESAR de eu ter publicado a solução aqui, muitos continuaram me pedindo ajuda lá no Twitter demonstrando não ter lido o post.

Parando para analisar a situação, desconfio que muita gente não lê mais todos os nossos posts.  Olhando o resultado da pesquisa que realizei recentemente, dos 370 leitores que se dispuseram a colaborar (cerca de 10 % dos leitores via RSS), 34 % deles afirmaram que estão se atualizando pelo Twitter e não mais através dos feeds ou vindo diretamente até a home do blog. E acredito que essa é uma tendência dos tempos atuais e não apenas uma característica dos meus leitores.

Mas se uma parte desses leitores forem do tipo que não lêem a timeline diariamente, certamente eles ficarão por fora dos novos posts e correrão o risco de perder algum tema muito importante, como foi o caso do jump breaker.

Existem até colegas que optam por mandar o link do seu último post diversas vezes, mas eu acho isso muito repetitivo e que pode cansar os seguidores não-blogueiros.

É evidente que o Twitter está modificando drasticamente a forma de comunicação. Obter informações em 140 caracteres é altamente tentador, porém nem sempre é suficiente. É preciso clicar nos links enviados, conversar sobre as notícias, se aprofundar nas discussões e não pegar o bonde andando.

O Twitter, a meu ver, é uma ferramenta complementar aos blogs, mas como é altamente viciante, muita gente tem passado a maior parte de seu tempo online tuitando. Até aí tudo bem, não tenho nada contra. Ninguém é obrigado a continuar lendo blogs, “essa coisa tão 2006”.  Mas é preciso ter bom senso, né?

Se você não tem tempo ou paciência  para ler os posts de um blog, nem sua timeline no Twitter e nem coisa nenhuma, não vá reclamar depois, combinado?

Não farei previsões sobre o futuro dos blogs, mas é evidente que o Twitter – apesar de ser uma ferramenta muito útil – está reforçando uma característica bem brasileira: a preguiça. A culpa é do Twitter? Nãooooo! A culpa é da história!

Falando especificamente deste blog, eu confesso que ando cansada. Escrever tutoriais dá um trabalhão danado, pois requer tempo, pesquisa, testes. Daí vem os tais preguiçosos, que não se dão nem ao trabalho de ler as regras do blog e ficam  enviando dúvidas - via Twitter, fórum e email - sobre tutoriais que foram explicados de forma detalhada e que deram certo pra todo mundo, menos pra eles.

Temos também os que perguntam #comofaz tal coisa, mas a “tal coisa” encontra-se no arquivo do blog há muito tempo e os que, como citei no início, querem saber de algo que publiquei semana passada. É dose!!!Ah, sem contar os que, insatisfeitos com a falta de resposta no blog, enviam a mesma pergunta por email E pelo Twitter

Custa muito fazer uma busca? O dedo vai cair se clicar nos marcadores? Vai morrer se reservar 15 minutos por dia para ler os últimos posts?

Todo o nosso conteúdo é disponibilizado GRATUITAMENTE e eu não tenho a mínima obrigação de ficar respondendo a quem não sabe ao menos interpretar um texto ou a quem está com preguiça de se atualizar ou de ler um post até o final.

Da minha parte eu posso afirmar que não quero mais ser doutrinadora de salsas e nem ser confundida com o SAC do Blogger. Quero escrever para pessoas antenadas, dispostas a aprender errando, curiosas, criativas, inteligentes e de bem com a vida.

Chega também de #mimimi e de aceitar coisas do tipo “ aguardo resposta urgente no meu email” “me adiciona no msn pra me ensinar” “vou te colocar como administradora do meu blog” – isso tudo em um português, geralmente, sofrível. Ou então “obrigado pelo péssimo atendimento”, “a juliana é puxa-saco do Cardoso” lol

Daqui pra frente me darei o direito de bloquear essas pessoas no Twitter, de bani-las do fórum e de não publicar suas perguntas toscas aqui no blog.

Eu vou continuar ajudando, com o maior prazer, mas apenas aos meus leitores de verdade. Gente que está sempre por aqui, lendo e comentando ou que está interagindo comigo no Twitter sem segundas intenções. Lembrem-se que (ainda) sou psiquiatra e sei muito bem reconhecer os interesseiros, os invejosos, os preguiçosos e etc.  Aos demais, peço que procurem o fórum oficial do Blogger, onde existem FUNCIONÁRIOS pagos pelo Google (e alguns anjos) para atendê-los.

Respeito, é isso o que eu quero. Por mim, pelo meu blog e por meus leitores.

E se você não gostou desse post, resta-lhe diversas opções: apertar o unfollow no Twitter, cancelar a inscrição dos feeds, chorar e fazer manha, me amaldiçoar (tenho o corpo fechado lol) ou então re-pensar suas atitudes na web e se perguntar que tipo de blogueiro ou cidadão você deseja ser. #prontodesabafei

E pra não incentivar a preguiça alheia, este post não será divulgado no Twitter :P

Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka