Eu gosto demais do Twitter, mas ultimamente tenho passado alguns dissabores por lá, que foram relatados no meu post anterior - Alerta – difamação no Twitter [atualizado].
Continuo acreditando que meu perfil não foi hackeado, já que tenho bom conhecimento em segurança digital. Para quem não sabe, estudo esse tema desde 2001, participo de fóruns, me atualizo e até mantenho um outro blog sobre o assunto – Dicas de Informática.
Entretanto, por precaução e também por exaustão, resolvi trancar meu perfil e fazer uma limpeza nos seguidores. De que adianta um número expressivo de followers repleto de bots, spammers e de contas abandonadas? Só para fazer volume? Pelo menos agora tenho 1000 followers a menos, mas todos são tuiteiros ativos.
Fazer isso deu uma trabalheira danada e levou cerca de 3 horas, pois tentei analisar perfil por perfil. Como foi super cansativo, posso ter feito alguma bobagem. Portanto, querido leitor, caso você não esteja recendo meus tweets, não fique magoado. Reclame aí embaixo, com o link do seu Twitter e me adicione lá novamente.
Daqui para frente vou analisar perfil por perfil antes de aprová-los. A maioria dos eliminados não foram bloqueados e sim removidos. Vejam como funciona:
Apenas a título de curiosidade: cerca de 50 % dos seguidores removidos foram por causa da inatividade. Alguns não tuitavam há mais de 1 ano e outros apenas criaram uma conta e nunca mais usaram o Twitter. O restante foram os bots e spammers pornográficos.
Tomei essas atitudes para não ter que sair do Twitter – a melhor e mais interativa rede social da atualidade. E justamente por ter se tornado tão popular, é que a convivência por lá anda um pouco complicada, mas ainda vale muito à pena continuar no Twitter.
Sei que querer privacidade em uma rede social pode parecer utopia, mas só saberei tentando. Aproveitei o ensejo para seguir pessoas que interagiam comigo, mas que por distração eu ainda não seguia-as de volta.
E, por fim, fiz este post porque explicar tudo isso em 140 caracteres seria impossível lol.