Home » , » Classificação Internacional dos Kibadores

Classificação Internacional dos Kibadores

Depois do quase fim do Dicas Blogger, resolvi relaxar e até me divertir um pouco com os plagiadores. O plágio virou mesmo uma praga e combatê-lo já se tornou uma luta inglória e cansativa. Hoje, já não copiam somente posts. Os plagiadores estão mais refinados e audaciosos e estão clonando também  templates e até comentários de outros blogs.
Em sua maioria, são verdadeiros pulhas digitais, pessoas sem um mínimo de dignidade e que estão levando muita gente séria e competente a sentir desejo de parar de blogar.
Pra descontrair, resolvi fazer uma classificação dos kibadores mais comuns da Blogosfera. Pra quem não sabe, o termo “kibar” é de autoria do Mr Manson, autor do blog Cocadaboa.

Kibar (v. t.): Verbo que significa "copiar de outra pessoa e publicar como se fosse de sua autoria e/ou sem citar a fonte" Fonte: Desciclopédia
1. O kibador ingênuo
O kibador ingênuo é aquele que acabou de criar um blog e que mal sabe usar a plataforma escolhida ( que em 90 % das vezes é o Blogger). Devido à sua total ignorância, acha que vai fazer “sucesso” copiando posts de blogs mais conhecidos. Geralmente ele faz uma kibagem mal feita, levando junto consigo até as imagens com a marca d’água do blog plagiado. Devido a sua inocência, muitas vezes copia o template e até gadgets do blog que elegeu como seu ideal de sucesso. A vantagem é que, à medida que ele vai se interessando por fazer amizades na Blogosfera, ele passa a ler blogs éticos e a entender que começou mal. Se desculpa, tenta mudar e, se tiver criatividade, começa a criar seu próprio conteúdo.
2. O kibador pirata
O kibador pirata é aquele cara que acha “normal” criar um blog que oferece programas licenciados, “di grátis”. Ele até pode ser incluído na categoria dos kibadores ingênuos. Ele vê 400.000 blogs semelhantes por aí e acha que divulgar pirataria  não vai dar em nada. Quando perde seu blog, deletado como SPAM,  vai ao  fórum do Blogger chorar ou ameaçar o Google de processo. Na maioria das vezes, são garotos que mal sairam da puberdade e que usam avatares de mangás e/ou com um boné para trás. Podem até ter recuperação.

3. O kibador preguiçoso
É aquele que sabe muito bem o que está fazendo e ainda se gaba disso. Tem até bons conhecimentos em html, CSS e afins, mas lhe falta criatividade, conhecimento e vontade para criar seu próprio conteúdo. É um preguiçoso nato, afinal pensar dói e viver de Crtl+C é muito mais fácil.  Provavelmente kiba até na escola e dificilmente vai dar boa coisa na vida. São casos perdidos :(

4. O kibador de gravata
Este é tipo mais perigoso, pois ele não clona blogs alheios e nem copia posts na íntegra como se fossem seus. Ele é dissimulado e ardiloso. Faz-se de bom moço e  vai se infiltrando nas panelinhas da Blogosfera sorrateiramente. Entretanto, passa boa parte do seu tempo vasculhando os arquivos de outros blogs em busca de “inspiração”. Ele é incapaz de descobrir coisas novas. Sua vida é reescrever posts de outros blogueiros, com pouca ( ou quase nenhuma) alteração e usando títulos muito semelhantes. Geralmente ele alega que o que é bom deve ser divulgado. Pode vir a atingir uma certa notoriedade, afinal ele é tão esperto que consegue enganar até os mais precavidos.  Apesar de dizer que é seu amigo, mais cedo ou mais tarde ele vai te kibar também. É o famoso lobo em pele de cordeiro.
Os casos 1, 2 e 3 podem ser facilmente resolvidos, graças à competência e seriedade da Equipe do Blogger, que disponibiliza um formulário para notificação de casos de violação dos Direitos Autorais em blogs hospedados no Blogger/Blogspot:
Eu já usei o formulário inúmeras vezes e posso garantir que funciona. Eles analisam os posts clonados e, uma vez constatada a infração, os posts do blog infrator serão apagados e o dono do blog receberá uma notificação por email, assim como o autor que fez a denúncia também receberá um email informando que sua denúncia foi acatada e resolvida.
Infelizmente, a mesma facilidade não se aplica a blogs de outras plataformas.
Para os casos dos kibadores de gravata, podemos encomendar uma reza pra Irmã Selma, né? Falando sério, não há muito o que ser feito. No máximo podemos nos afastar e alertar nossos amigos mais chegados. A geladeira é um ótimo lugar para eles :)
Nesta semana, li mais um post muito interessante do @Cardoso, que disse estar se sentindo sozinho perante a banalização da falta de criatividade e de originalidade nos dias atuais. Cardoso, você ainda não está sozinho, mas infelizmente o exército inimigo vem avançando de forma assustadora. Isso é #fato.  Reflitam, blogueiros!
O problema é que eu estou me sentindo sozinho. Minhas preocupações com criatividade, originalidade não ecoam. Piadas óbvias repetidas são aceitas, talvez pela familiaridade seja mais fácil rir delas. (…) Eu só pergunto a essa gente, como pergunto ao Tabet: De quem vocês irão copiar quando todo mundo com criatividade tiver desistido de produzir algo original?  Fonte:  De CQC, Kibes e Moinhos de Vento
Da minha parte, continuo colocando todo e qualquer kibador na geladeira. Aqui no Dicas Blogger eles jamais terão espaço, nem mesmo para um simples comentário. #bjomelinka
Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka