Depois do quase fim do Dicas Blogger, resolvi relaxar e até me divertir um pouco com os plagiadores. O plágio virou mesmo uma praga e combatê-lo já se tornou uma luta inglória e cansativa. Hoje, já não copiam somente posts. Os plagiadores estão mais refinados e audaciosos e estão clonando também templates e até comentários de outros blogs.
Em sua maioria, são verdadeiros pulhas digitais, pessoas sem um mínimo de dignidade e que estão levando muita gente séria e competente a sentir desejo de parar de blogar.
Pra descontrair, resolvi fazer uma classificação dos kibadores mais comuns da Blogosfera. Pra quem não sabe, o termo “kibar” é de autoria do Mr Manson, autor do blog Cocadaboa.
Kibar (v. t.): Verbo que significa "copiar de outra pessoa e publicar como se fosse de sua autoria e/ou sem citar a fonte" Fonte: Desciclopédia1. O kibador ingênuo
O kibador ingênuo é aquele que acabou de criar um blog e que mal sabe usar a plataforma escolhida ( que em 90 % das vezes é o Blogger). Devido à sua total ignorância, acha que vai fazer “sucesso” copiando posts de blogs mais conhecidos. Geralmente ele faz uma kibagem mal feita, levando junto consigo até as imagens com a marca d’água do blog plagiado. Devido a sua inocência, muitas vezes copia o template e até gadgets do blog que elegeu como seu ideal de sucesso. A vantagem é que, à medida que ele vai se interessando por fazer amizades na Blogosfera, ele passa a ler blogs éticos e a entender que começou mal. Se desculpa, tenta mudar e, se tiver criatividade, começa a criar seu próprio conteúdo.
2. O kibador pirata
3. O kibador preguiçoso
4. O kibador de gravata
Este é tipo mais perigoso, pois ele não clona blogs alheios e nem copia posts na íntegra como se fossem seus. Ele é dissimulado e ardiloso. Faz-se de bom moço e vai se infiltrando nas panelinhas da Blogosfera sorrateiramente. Entretanto, passa boa parte do seu tempo vasculhando os arquivos de outros blogs em busca de “inspiração”. Ele é incapaz de descobrir coisas novas. Sua vida é reescrever posts de outros blogueiros, com pouca ( ou quase nenhuma) alteração e usando títulos muito semelhantes. Geralmente ele alega que o que é bom deve ser divulgado. Pode vir a atingir uma certa notoriedade, afinal ele é tão esperto que consegue enganar até os mais precavidos. Apesar de dizer que é seu amigo, mais cedo ou mais tarde ele vai te kibar também. É o famoso lobo em pele de cordeiro.
Os casos 1, 2 e 3 podem ser facilmente resolvidos, graças à competência e seriedade da Equipe do Blogger, que disponibiliza um formulário para notificação de casos de violação dos Direitos Autorais em blogs hospedados no Blogger/Blogspot:
Notificação de violação do Blogger ( agora em português!)
Eu já usei o formulário inúmeras vezes e posso garantir que funciona. Eles analisam os posts clonados e, uma vez constatada a infração, os posts do blog infrator serão apagados e o dono do blog receberá uma notificação por email, assim como o autor que fez a denúncia também receberá um email informando que sua denúncia foi acatada e resolvida.
Infelizmente, a mesma facilidade não se aplica a blogs de outras plataformas.
Para os casos dos kibadores de gravata, podemos encomendar uma reza pra Irmã Selma, né? Falando sério, não há muito o que ser feito. No máximo podemos nos afastar e alertar nossos amigos mais chegados. A geladeira é um ótimo lugar para eles :)
Nesta semana, li mais um post muito interessante do @Cardoso, que disse estar se sentindo sozinho perante a banalização da falta de criatividade e de originalidade nos dias atuais. Cardoso, você ainda não está sozinho, mas infelizmente o exército inimigo vem avançando de forma assustadora. Isso é #fato. Reflitam, blogueiros!
O problema é que eu estou me sentindo sozinho. Minhas preocupações com criatividade, originalidade não ecoam. Piadas óbvias repetidas são aceitas, talvez pela familiaridade seja mais fácil rir delas. (…) Eu só pergunto a essa gente, como pergunto ao Tabet: De quem vocês irão copiar quando todo mundo com criatividade tiver desistido de produzir algo original? Fonte: De CQC, Kibes e Moinhos de Vento
Da minha parte, continuo colocando todo e qualquer kibador na geladeira. Aqui no Dicas Blogger eles jamais terão espaço, nem mesmo para um simples comentário. #bjomelinka