Do que me adianta números expressivos no contador, se as pessoas não forem ler meus posts? Brindes, pop-ups e afins podem até engordar o contador e o ego do blogueiro, mas na prática podem não representar absolutamente nada.
Da mesma forma que sites indexadores - como o falecido BlogBlogs e o Technorati - perderam credibilidade quando usuários começaram a usar técnicas desleais para aumentar posicionamento nos rankings, logo,logo a métrica de assinantes de feeds não será mais últil para aferir a popularidade de um blog.
O mesmo problema se repete no Twitter, com o uso de scripts e de brindes em troca de mais seguidores. Tais comportamentos – quando analisados por quem realmente entende de mídia social – pode depor contra a reputação do próprio blogueiro.
Eu prefiro ter leitores e seguidores que apreciem o meu trabalho, que interajam comigo a outros que possam ter aparecido apenas por causa de um sorteio, por exemplo.
Por outro lado, existem algumas táticas “do bem”, que podem ser usadas livremente, contanto que o bom-senso venha em primeiro plano.
Conteúdo
O conteúdo continua sendo o rei, o carro-chefe. Se o conteúdo do blog for original e interessante para o leitor, despertará no mesmo a vontade de receber aqueles posts sempre. E se o leitor não souber o que é um feed?
Gadgets
É aqui que entram as táticas que falei anteriormente. Explique ao seu leitor o que é um feed e mostre a ela quais as vantagens de se usar tal ferramenta. Isso pode ser feito através de gadgets e/ou através do recurso “páginas” no Blogger.
Os gadgets que trazem um melhor retorno são:
**clique sobre os links para acessar os respectivos posts
- Seguidores – é intuitivo e simples de usar, até mesmo por iniciantes
- Email Subscriptions - trata-se de um gadget fornecido pelo FeedBurner, super simples de ser instalado e que já vem até com o botão para assinar o feed
- Mensagem nos posts – tais mensagens podem ficar na parte superior ou inferior dos posts, convidando o visitante a fazer a assisnatura do feed.
- Widgets personalizados – nesses widgets, podemos colocar um ícone que identifique que é ali que está o endereço do feed e ainda inserimos os códigos do FeedBurner com contador e para fazer a assinatura por email. É muito prático.
Páginas
Usando o recurso “páginas”, podemos criar um post explicando o que é um feed, as formas de assinar os posts e suas vantagens. Vejam um exemplo aqui mesmo no DB - Feeds - receba os posts automaticamente! Mas, lembrem-se que é proibido copiar qualquer post do Dicas Blogger. Usem a criatividade de vocês.
Pop-Ups
Não pode ser considerada uma tática ruim, mas é incômoda. Eu, particularmente, jamais retorno em blogs com aqueles pop-ups imensos, implorando a minha assinatura. Se mesmo assim, vocês quiserem usar um pop-up, acessem:
- Pop-Up Assinar feed via email no Blogger (Como fazer web)
- Como Adicionar um Menu Pop-Up ao Blog ( Blogueiros na web)
- Box Flutuante Assinar Feed via Email (Mundo Blogger)
Outro detalhe importante é oferecer opções ao visitante. Forneça feeds completos, parciais e por email e deixe a escolha para o leitor.
Basicamente é isso. Quanto ao DB, atualmente eu uso o gadget seguidores, uma mensagem no rodapé dos posts, o contador de estatísticas e uma página explicativa.