Dicas de SEO

seo-blocks

Search Engine Optimization, cuja abreviação SEO tem sido tão aclamada atualmente, consiste em um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de buscas. Segundo o blog Marketing de Busca, existem fatores internos e externos que irão influenciar este posicionamento.

O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.

Hoje em dia existem diversas empresas especializadas em SEO; afinal quem não quer ser encontrado, principalmente pelo todo-poderoso Google, detentor de 90 % do mercado de ferramentas deste tipo?

Todo blogueiro quer visitas, certo? Já falei sobre duas formas de, digamos, atrair as atenções:

Vejam esta imagem:

estatisticas

Trata-se de um dia de tráfego ao Dicas Blogger. A fatia em azul-marinho representa os visitantes que vierem via Google, a laranja via tráfego direto e a vinho, via outros blogs.

Não sou nenhuma expert no assunto, mas hoje irei repassar duas técnicas que estou usando e ao final do post deixarei alguns links para quem quiser se aprofundar no tema.

OTIMIZAÇÃO DO TÍTULO DO POST

image

No mundo dos mecanismos de busca, tudo gira em torno de palavras-chave. É altamente recomendável que o que você deseja passar ao seu leitor e aos mecanismos de busca já esteja no título do post e de uma forma que os robôs possam entender.

Vocês já devem ter percebido que apesar de escreverem corretamente o título de um post, depois de publicado a url sai toda estranha? O Blogspot aproveita-se do título de um post para montar a URL do mesmo, mas não interpreta os caracteres especiais (cedilha, vírgula, acentos e afins).

Exemplo:

Título: Proteção contra vírus

URL: http://jusardinha.blogspot.com/2008/09/proteo-contra-vrus.html

Outra coisa é que o Blogspot monta a URL de um post utilizando-se de no máximo 32 caracteres do título. Então um post com um título muito longo não será bem aproveitado.

Exemplo:

Título: Protecao contra Virus worms trojans e malwares

URL: http://jusardinha.blogspot.com/2008/09/protecao-contra-virus-worms-trojans-e.html

Mas, Juliana, não vai ficar feio um título sem os caracteres especiais? Com certeza. O que eu faço? Publico sem, a fim de montar a url, depois salvo como rascunho, conserto o título e republico. ;-)

SITEMAP

image

O sitemap é um arquivo em xml com metadados de um site que são relevantes aos mecanismos de busca. Para montar e indexar seu sitemap é necessário se cadastrar no Google Webmaster Tools, que aliás é uma excelente ferramenta para acompanhar algumas estatísticas do seu blog.

Para quem não usa o FeedBurner, basta seguir este tutorial da Nospheratt:

Faça seu sitemap

E para quem usa o FeedBurner, temos um Tutorial Compulsivo:

Sitemap completo no Blogger com FeedBurner

Existem milhares de outras técnicas que irei publicando à medida que eu for testando.

Para quem deseja aprender mais, sugiro a leitura dos seguintes blogs:


Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka