Search Engine Optimization, cuja abreviação SEO tem sido tão aclamada atualmente, consiste em um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de buscas. Segundo o blog Marketing de Busca, existem fatores internos e externos que irão influenciar este posicionamento.
O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.
Hoje em dia existem diversas empresas especializadas em SEO; afinal quem não quer ser encontrado, principalmente pelo todo-poderoso Google, detentor de 90 % do mercado de ferramentas deste tipo?
Todo blogueiro quer visitas, certo? Já falei sobre duas formas de, digamos, atrair as atenções:
Vejam esta imagem:
Trata-se de um dia de tráfego ao Dicas Blogger. A fatia em azul-marinho representa os visitantes que vierem via Google, a laranja via tráfego direto e a vinho, via outros blogs.
Não sou nenhuma expert no assunto, mas hoje irei repassar duas técnicas que estou usando e ao final do post deixarei alguns links para quem quiser se aprofundar no tema.
OTIMIZAÇÃO DO TÍTULO DO POST
No mundo dos mecanismos de busca, tudo gira em torno de palavras-chave. É altamente recomendável que o que você deseja passar ao seu leitor e aos mecanismos de busca já esteja no título do post e de uma forma que os robôs possam entender.
Vocês já devem ter percebido que apesar de escreverem corretamente o título de um post, depois de publicado a url sai toda estranha? O Blogspot aproveita-se do título de um post para montar a URL do mesmo, mas não interpreta os caracteres especiais (cedilha, vírgula, acentos e afins).
Exemplo:
Título: Proteção contra vírus
URL: http://jusardinha.blogspot.com/2008/09/proteo-contra-vrus.html
Outra coisa é que o Blogspot monta a URL de um post utilizando-se de no máximo 32 caracteres do título. Então um post com um título muito longo não será bem aproveitado.
Exemplo:
Título: Protecao contra Virus worms trojans e malwares
URL: http://jusardinha.blogspot.com/2008/09/protecao-contra-virus-worms-trojans-e.html
Mas, Juliana, não vai ficar feio um título sem os caracteres especiais? Com certeza. O que eu faço? Publico sem, a fim de montar a url, depois salvo como rascunho, conserto o título e republico. ;-)
SITEMAP
O sitemap é um arquivo em xml com metadados de um site que são relevantes aos mecanismos de busca. Para montar e indexar seu sitemap é necessário se cadastrar no Google Webmaster Tools, que aliás é uma excelente ferramenta para acompanhar algumas estatísticas do seu blog.
Para quem não usa o FeedBurner, basta seguir este tutorial da Nospheratt:
E para quem usa o FeedBurner, temos um Tutorial Compulsivo:
Sitemap completo no Blogger com FeedBurner
Existem milhares de outras técnicas que irei publicando à medida que eu for testando.
Para quem deseja aprender mais, sugiro a leitura dos seguintes blogs: