Home » » Publicidade em blogs – respeito é bom e eu gosto!

Publicidade em blogs – respeito é bom e eu gosto!

Há tempos venho pensando sobre a real valorização dos blogs na web brasileira. Já falei sobre o blogueiro como formador de opinião, sobre a importância do twitter e das redes sociais e hoje quero convidá-los a uma reflexão sobre como estamos nos posicionando frente aos sistemas de publicidade que utilizamos em nossos blogs.

Em primeiro lugar, vamos analisar o sentido da palavra respeito. Segundo a Wikipedia:

Respeito é o apreço por, ou o sentido do valor e excelência de, uma pessoa, qualidade pessoal, talento, ou a manifestação de uma qualidade pessoal ou talento. Em certos aspectos, o respeito manifesta-se como um tipo de ética ou princípio, tal como no conceito habitualmente ensinado de "[ter] respeito pelos outros" ou a Ética da reciprocidade.

Para o dicionário Michaelis, da Língua Portuguesa:

sm (lat respectu) 1 Ação ou efeito de respeitar ou respeitar-se. 2 Aspecto ou lado por onde se encara uma questão; consideração, modo de ver, motivo, razão. 3 Apreço, atenção, consideração. 4 Acatamento, deferência. 5 Obediência, submissão. 6 Referência, relação. 7 Medo, temor. 8 Direito, justiça, razão. Antônimo (acepção 3): desconsideração.

Como vocês poderão perceber, o contrário de respeito é desconsideração e um dos significados da palavra é o ato de respeitar ou respeitar-se.

Minha questão então é: estamos nos dando ao devido respeito?

Lendo o post do Cardoso, A morte do dinossauro não torna o rato relevante, me senti muito incomodada com a dura realidade que ele nos apresentou:

Pegue a Veja. Escolha uma página aleatória. Página ímpar, são as mais visadas. Está vendo a propaganda? Pois bem: UMA página determinada, na Veja custa R$280.800,00 (fonte). Com esse mesmo dinheiro você publica publieditoriais em 1872 blogs. Se formos usar como referência um anúncio de  2a Capa + Página 3, que dá a página dupla mais nobre da revista, o preço de tabela sobe para R$580.400,00. Dá para anunciar em 3689 blogs.

Tudo bem que não podemos comparar a tiragem de uma Veja com os pageviews de blogs, mas a disparidade de valores assusta e até humilha. (sim, peguei pesado)

Conforme comentei no referido post, eu já recebi inúmeras ofertas para apresentar produtos pra vocês e todas DE GRAÇA. Não faço e ponto. Se eu fizer, estarei me desvalorizando, desvalorizando o blog e vocês, meus leitores. Vejam o comentário do Noronha:

Para se vender fácil é preciso haver procura. Prostituta se vende fácil, polícia se vende fácil, blogueiro está mais para compre, por favor.

Ele exagerou? A resposta é NÃO. Muitos blogueiros só faltam implorar por um publieditorial.

E os programas de afiliados? Assunto recorrente no Twitter, muitos blogueiros sentem-se desvalorizados ao emprestar seus blogs apenas para servirem de  vitrine, em troca de alguns centavos. Alguns até desistem da empreitada e passam a blogar apenas por prazer.

Muitos destes serviços nem se dão ao trabalho de manterem um canal de comunicação com o afiliado! Exigem nota fiscal, recibo, utilizam-se de normas super rígidas e expulsam sem uma explicação coerente. Vejam o caso do Marcos Lemos, do Ferramentas Blog, com o Mercado Pago - Mercado Sócios – Mercado Livre Afiliados: Calote e desrespeito

O que descobri é que não existem nem mesmo um telefone para se falar com o Mercado Livre, nem com o setor de afiliados do Mercado Sócios ou mesmo com o Mercado Pago (onde depositamos nosso dinheiro e cadastramos nosso número de cartão de crédito para fazer compras parceladas).

E de quem seria a culpa disto? Em parte é nossa! Quando aceitamos fazer um publieditorial por valores pífios, não estamos nos dando ao devido respeito. Ao escrevermos um artigo, muitas vezes irrelevante aos nossos leitores, apenas para agradar uma agência, também não. Ao nos calarmos frente às afrontas dos programas de afiliados, idem.

Aqui no Dicas Blogger eu só uso o AdSense e o HotWords, pois considero descabidas as exigências, as formas de pagamento e a rentabilidade dos demais. Cheguei a essa conclusão fazendo testes, lendo termos de uso e acompanhando a lista de discussão Monetização, do Google Groups. Detalhes ficarão para um próximo post, mas já adianto que apesar da rigidez, o AdSense paga bem e em dólar e que, apesar dos valores mais baixos, o HotWords paga em dia, por transferência bancária e tem um help desk muito eficiente.

Quando eu montei o Midia Kit do blog, analisei os valores de aproximadamente 20 blogs, até chegar no que eu achava justo pelo tamanho dele. Perguntem se até hoje alguém propôs alguma coisa? Não, é claro, porque todo mundo quer as coisas de graça. Quisera eu ter encontrado uma proposta semelhante quando eu estava começando; certamente iria investir.

É claro que o bom senso também conta nesta hora e que cada um deve cobrar valores de acordo com sua relevância na Blogosfera. Um Dicas Blogger não vai cobrar o mesmo que um Contraditorium, mas também não vai fazer publicidade de graça, pois afinal de contas já conquistou o seu espaço e deve ser valorizado por isso.

Eu não blogo por dinheiro, não sou problogger, mas almejo um rendimento que me proporcione um maior tempo para os assuntos do blog. Ainda não deu. Com o fim das minhas férias, voltei a me dedicar muito menos, demorando 3 dias para terminar este post.

Nem por isso deixarei de lembrar que estou contribuindo para a formação de novos blogueiros e para a consolidação da Blogosfera brasileira. Eu não escolhi este caminho – já que tudo começou como um hobby – mas já que ele veio, minha obrigação é dar continuidade a este trabalho, independente do que ele (não) me traz financeiramente.

Valorizem-se para serem valorizados. Não alcançamos o número de telespectadores da Rede Globo e nem de leitores da Veja, porém estamos fazendo parte da história da internet e ajudando a reescrevê-la. O Brasil é um dos países com o maior número de internautas do mundo, ocupando a 9ª posição, segundo o site ComputerWorld, sendo que muitos deles já abandonaram a velha mídia há tempos, se informando, se divertindo e comprando online.

O que já foi (mal) feito, não podemos mudar. A mudança de atitude deve começar a partir de agora e minhas esperanças recaem sobre vocês que estão começando e em quem carrega consigo o real significado da palavra respeito. Uni-vos ;)

Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka