Home » » A história de my life - o post mais longo do Dicas Blogger

A história de my life - o post mais longo do Dicas Blogger

eu, eu mesma e irene

Durante a semana aconteceu um episódio super chato, que foi brilhantemente retratado pelo Johnny Rox em um artigo intitulado Blog de tutoriais não é pronto-socorro. Quem me acompanha no Twitter já está por dentro do assunto e aproveito para agradecer pelo apoio e carinho de todos. Não vou me aprofundar nesse assunto porque prefiro que o mimimi mantenha-se encerrado. Quem quiser se manifestar poderá deixar um comentário lá.

Hoje eu vim conversar com vocês, contar um pouco da história do blog e falar dos meus objetivos atuais. Quando criei o Dicas Blogger, eu entendia de Blogosfera tanto quanto hoje eu entendo de física quântica - e eu acho que se soubesse a verdade, com certeza me intimidaria e engavetaria o projeto. Ele surgiu como um bloco de notas – eu ia aprendendo coisas novas customizando o meu outro blog e depois publicava aqui para não esquecer.

Foram surgindo os primeiros comentários, as primeiras perguntas, os primeiros elogios e o que antes era um espaço para anotações, se transformava em um espaço para interação.

Sendo médica por formação, nunca havia passado pela minha cabeça investir parte do meu tempo livre em blogs. A única coisa que eu queria era compartilhar o que eu havia aprendido pesquisando na web e participando de fóruns. Tudo começou quando criei uma comunidade no Orkut chamada AVG anti-virus, que mais tarde mudou-se para Antivirus e Segurança. Lá eu usava os meus parcos conhecimentos para auxiliar quem sabia ainda menos.

Não satisfeita, pois na época nem todo mundo tinha acesso ao Yakult, resolvi fazer o AvSecurity – hoje chamado Dicas de Informática – a fim de atingir um número maior de usuários. Eu queria que os iniciantes em informática encontrassem dicas simples para se aventurarem no maravilhoso mundo dos bites e bytes.

O tempo foi passando e o coitadinho do AvSecurity foi perdendo espaço para o rechonchudo Dicas Blogger. (Por mais que eu me esforce, ele não vai prá frente). Hoje o Dicas Blogger tem relevância dentro Blogosfera e já coleciona alguns títulos - sinal de que ele tem sido útil para muitos internautas e que o meu objetivo inicial foi atingido.

Depois do incidente mencionando no início deste post, parei para refletir: quais são os objetivos atuais do Dicas Blogger? Em primeiríssimo lugar, facilitar a vida de quem deseja ter um blog de qualidade, hospedado no Blogger/blogspot. Em segundo, trazer alegria ao meu coração. Ele é o meu hobby, o meu passatempo, o meu cantinho para desestressar. Não é um blog profissional, mas eu adoro dizer aqui em casa : “oba, tá na hora de trabalhar!”

A gente precisa de prazer na vida! Caso contrário, corremos o risco de nos tornarmos pessoas rabugentas e mal humoradas. Eu passo horas e horas lidando com o sofrimento humano. Ninguém procura um psiquiatra porque está bem. São pessoas com as histórias mais incríveis, em busca de um alívio que nem sempre conseguimos dar - somos limitados! Para cuidar da minha saúde mental, eu blogo!

Recentemente me toquei da necessidade de ensinar o básico do básico. E sabem por que? Porque surgiram leitores extremamente novatos e que estavam sofrendo tentando desvendar o que nós achávamos que eles deveriam saber. Basta dar uma espiadinha nos tópicos do fórum ou nos comentários – tem gente que ainda não sabe trocar as cores do template.

O primeiro insight apareceu com o surgimento do blog do meu irmão. Foi ele, o Júnior, quem me ensinou os primeiros passos na informática. Eu atazanei a vida dele na época, pois devido a minha natural curiosidade, eu vivia dando pau no meu primeiro micro – e lá ia o coitado me ensinar a formatar por telefone! Meu irmão é um cara inteligentíssimo, entretanto ele estava com uma certa dificuldade para entender as ferramentas básicas do Blogger. Pensei: “Caramba, se ele que é tão esperto não está enxergando isso, deve ter mais um montão de gente com as mesmas dificuldades”.

Sendo assim, passei a escrever posts básicos e a deixar referências em posts mais avançados. E vem sendo muito gratificante…

adorei juliana.......penei muito para aprender sozinha.......se tivesse te achado antes.....

Aff! Há meses procuro uma resposta para essa questão. Onde é o "corpo" do meu blog? Como faço para inserir minhas escolhas nele? Só tenho uma coisa para te dizer... Obrigaduuuuuuuuuuu.

Nossa, vc me ajudou muito, sou iniciante, tava tentando adicionar contador de visitas e várias outras coisas e tentei de tudo e vi esse negócio de adicionar html, me ajudou mesmo, dei uma turbinada no blog, valeu.

Juliana essa sua série primeiros passos é maravilhosas, pelo menos para mim...
Olhe antes de começar acompanhar suas dicas entrava em outros Blogs também muito bons, mas que dão explicações para quem já têm uma noção.
Eu não conseguia fazer nada e era muito frustrante, e o pior quando fazia uma pergunta nos comentários além de não receber resposta (claro que o dono do blog não têm compromisso ou obrigação comigo)ainda virava motivo de chacota.
Um dia enviei uma noticia no diHITT pedindo socorro e os blogueiros de lá me acolherão super bem e disseram que só aqui conseguiria sair do lugar.
Então é isso, estou escrevendo para que você não desista dessa série que talvez seja a mais importante de seu blog, porque com certeza as pessoas não começam sabendo e aqui é um otimo ponto de partida.
Abraço e muito, muito obrigado!!!!!

Ótimo blog, sou blogueiro iniciante e seu blog está sendo mto útil para começar.Excelente.

Ola,Obrigada pelo post, muito bom. Me ajudou bastante, pois ja estava querendo fazer mudanças no meu blog e deixar ele com uma aparencia mais profissional.

Ao contrário do que uns poucos pensam, não sou uma pessoa pretenciosa ou arrogante – muito pelo contrário. Quem convive comigo sabe disso. Sou apenas exigente e perfeccionista. O mundo é uma estrada aberta e a Blogosfera tem muitas faces. Eu jamais irei agradar a gregos e troianos. Quero apenas continuar o meu trabalho, de forma coerente e organizada. Não gostou do blog? Não gostou da autora? O oráculo São Google está aí para apontar novos caminhos! Mas se gostar, assine nossos feeds e se divirta! :D

Em tempo: até em pronto-socorro é necessário fazer uma ficha e aguardar calmamente o momento da consulta. As regras existem e devem ser respeitadas para que possamos viver em sociedade. Burlá-las é uma atitude onipotente de quem ainda não aprendeu a ser humilde.

Um grande abraço a todos!

Este post foi um ensaio para o meu futuro blog pessoal.

Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka