Home » » Conversando sobre monetização de blogs

Conversando sobre monetização de blogs

A minha experiência em rentabilizar os meus blogs não é das melhores. Como eu disse em entrevista recente, estou longe de viver dos rendimentos proporcionados por eles; entretanto, percebi que esse tema ainda não foi abordado de forma satisfatória aqui no blog e resolvi dar a minha contribuição, através de pesquisas em diversas fontes.

Formas de Monetização

Programas de afiliados

Como vocês já devem saber, existem diversas formas de ganhar dinheiro com blogs. A mais comum é através dos programas de afiliados, onde o serviço Google AdSense comanda. Outros serviços disponíveis são: HotWords, Submarino, Mercado Livre, Uol Afiliados, Buscapé, entre outros. A maioria trabalha com anúncios contextuais que consistem na exibição de links ou banners em consonância com o conteúdo do blog. Por exemplo: um blog sobre carros exibirá anúncios sobre carros.

Publieditoriais

Como muito bem definiu o Caio Novais, do Brogui:

Publieditoriais são, o que alguns chamam de “post pago”, posts feitos para anunciar/divulgar/vender algum produto, normalmente eles são contratados por agências que escolhem determinados blogs para veicular este “anúncio”, alguns blogs são escolhidos pelo número de visitas, temas, tempo de permanência de leitores no blog, e por ai vai.

Ou seja, o blogueiro é pago para escrever - em forma de post - sobre um determinado produto, ao contrário dos anúncios patrocinados que são à parte do texto de um blog. Há quem não concorde, alegando que “opinião não se vende”. Lendo alguns comentários do Brogui encontrei esta preciosidade:

só nao gosta do pedaço do bolo quem não foi convidado pra festa

Locação de espaços e os midia kits

Alguns blogueiros também alugam espaços nos seus blogs para veiculação de publicidade através de banners e criam os midia kits a fim de facilitar o acesso dos futuros anunciantes. Dois exemplos de midia kits muito bem feitos são os do Bobagento e do Daniel Becher. Nos midia kits são inseridos dados estatístcos do blog e o valor dos anúncios.

Reflexões sobre publicidade em blogs

Dois artigos postados nesta semana nos convidam à reflexão sobre a atual forma de montetização de blogs. No primeiro, o Caio Novais explica detalhadamente o que é o post pago e, no segundo, o Wagner Fontoura questiona o atual modelo de publicidade na web.

Publieditoriais - O que são?

A falência da publicidade como modelo único de negócio na web

Além dos dois excelentes posts citados acima, a Revista Época dedicou três páginas para tratar do tema - A publicidade está invadindo os blogs – onde conversou com o Caio Novais do Brogui e com o Raphael Mendes do Bobagento, dois blogueiros com larga experiência no assunto.

Minhas considerações sobre o tema

Se os blogs possuem visibilidade e os blogueiros já são considerados formadores de opinião, é natural que sejam procurados para a veiculação de publicidade.

Falando mais especificamente dos publieditoriais, acredito que se deve atentar a três coisas: manter a transparência, ou seja, o leitor deve ser notificado que aquele post se trata de um artigo pago; evitar tecer elogios a um produto sem conhecimento de causa; evitar escrever sobre algo que não seja relacionado ao segmento do blog.

No mais, cada um deve fazer o que achar melhor.

Eu já fui procurada para publicar releases “na faixa” (risos) e não fiz. Oras, o Dicas Blogger já tem uma boa representatividade e isso deve ser valorizado ao menos por mim. Obviamente que se me procurassem para escrever um post pago de algum produto que não fosse relevante para o meu público, eu também não aceitaria.

Não me compete julgar os meus colegas. Se o blog possui um conteúdo que me agrada, pra mim tanto faz se um ou outro post foi patrocinado, afinal nem relógio trabalha de graça.

Manter um blog de qualidade requer tempo, pesquisa e muito estudo. É um trabalho como qualquer outro. O diferencial em relação à maioria das outras atividades laborais é o prazer proporcionado. Tem coisa melhor do que trabalhar fazendo o que se gosta?

Longa vida aos probloggers!

Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka