Problogger tranquilo pegando uma onda
O Google Ad Manager é um serviço para gerenciamento de publicidade online, que auxilia a vender, programar, fornecer e medir todas as suas vendas. Com ele, podemos descansar tranquilamente, enquanto os ganhos vão sendo computados e informados por email.
Até o momento, para usar esse serviço, é obrigatório possuir uma conta no AdSense.
Vou ensinar como criar um inventário para anúncios particulares e não para programas de afiliados específicos, mas acredito que o processo seja semelhante.
Leia atentamente o tutorial e faça muitos testes antes de passar a veicular os anúncios em seu blog ou site, pois configurar o Ad Manager é complicado; respire fundo e pegue um café.
Faça o login no site, usando seu nome e senha do AdSense. Você vai ser apresentado a um tutorial deles, mas podemos pular esta parte.
Clique em inventário e depois em novo espaço de anúncio. Pra este tutorial, eu criei um inventário para os anúncios que serão exibidos no cabeçalho do blog:
Nome do espaço: dê um nome ao seu espaço, sem usar caracteres especiais Tamanho: escolha uma das opções Janela: escolha blank se quiser que abra em nova janela AdSense: marque esta opção se quiser intercalar seus anúncios com os do AdSense |
Configure a seu gosto e salve. Você vai ser direcionado para sua página de inventários:
No exemplo acima, vemos o inventário que eu criei ontem e o novo (para o tutorial).
Na mesma página, clique em posicionamentos, para definir a posição do anúncio.
Escolha a opção novo posicionamento, dê um nome, associe ao espaço criado anteriormente ( no caso “cabecalho”) e salve o novo posicionamento.
Clique na aba pedidos e depois em novo pedido de redes de anúncios. Dê um nome ao pedido (neste caso utilizei a palavra teste3), coloque seu ID, caso vá usar algum programa de afiliado e escolha a data de início e de término das exibições.
Em provedor, clique no campo em branco e escolha nova rede de anúncios; escreva o nome do anunciante e salve. Aprove seu novo pedido, clicando no botão aprovar.
Clique novamente na aba pedidos e depois, clique sobre o nome do pedido. Você será direcionado a uma nova página; escolha a opção novo item de linha.
Aqui nós vamos configurar o custo do anúncio. Caso você não tenha intimidade com valores de CPM, use o fornecido pelo AdSense, só pra começar. Adicione o posicionamento criado anteriormente, configure o país para exibição (eu sugiro deixar com está, pois tem brasileiros no mundo todo), frequência de exibição deste banner específico e salve
Na página seguinte, clique sobre o nome do anúncio, para finalmente configurá-lo.
Na nova página, clique em fazer uplod de anúncios; dê um nome e escolha o tipo de imagem; faça o upload do banner, cole o link do anúncio e salve.
Volte na aba inventário e clique em gerar exemplo de HTML. Adicione o anúncio recém-criado e clique no botão para gerar o código HTML.
O código vem dividido em duas partes: a primeira parte deve ser colocada no html do template, antes da tag </head> e a segunda, deve ser inserida na sidebar, em elementos de página> adicionar gadget>html/javascript. Funciona perfeitamente com o Blogger :D
Para os usuários da plataforma Wordpress, indico os seguintes tutoriais:
Google Ad Manager: O que é? Para que serve? Como usar? (Carioca no Cerrado)
Gerencie a publicidade do seu blog com o Google Ad Manager (MestreSEO)
Para gerar os relatórios, clique na aba relatórios e depois em relatórios de pedidos. Caso queira enviar os dados para o anunciante, clique no botão salvar e compartilhar.
Como eu cobro um valor fixo e não em CPM, estou usando o Ad Manager para acompanhar o número de exibições de página e de cliques nos banners dos meus clientes e também para gerenciar o início e o término de uma determinada campanha.
Por favor, não surtem muito, pois eu já tinha avisado que usar esse serviço era complicado :P