O Gmail - serviço de email gratuito do Google - ficou fora do ar por algumas horas na tarde de hoje, deixando milhares de usuários dependentes, a ver navios (ou baleias).
Aqui em casa estava tudo funcionando na mais perfeita ordem, já que sou antiquada e não leio emails pela web e sim através do Thunderbird – um cliente de emails da Mozilla, a mesma empresa que desenvolve o maravilhoso navegador Firefox.
A princípio não consegui entender o desespero do pessoal, que tuitava compulsivamente sobre a falta que o Gmail faz. Me perguntei: se está funcionando via POP e via IMAP, por que este povo não configura o Outlook Express ou baixa o Thunderbird? A resposta foi dada pelos próprios usuários: quase ninguém mais sabe fazer isso. É coisa de gente jurássica como eu, que usa a internet desde 1920.
Como uma coisa leva à outra, acabei me lembrando que o Gmail se chamava GigaMail e que quando foi lançado, assim como aconteceu om o Orkut, era preciso conseguir um convite para poder criar uma conta de correio eletrônico. O meu convite foi adquirido no velho e bom Mercado Livre pela módica quantia de R$1,00.
Ah, vocês devem estar pensando: “a Tia Ju está delirando, só pode ser - Gmail e Orkut com convite e ainda à venda no Mercado Livre? E o Gmail não se chama Google Mail?” Bem meus queridos pimpolhos, a Wikipédia não me deixa mentir:
O Gmail (também GMail, Google Mail ou Giga Mail) é um serviço gratuito de e-mail criado pelo Google em 2004. Atualmente novos cadastros são abertos ao público e podem ser feitos diretamente no site. Foi anunciado no dia 1 de Abril de 2004, Dia da Mentira, o que lançou inicialmente certa dúvida quanto à sua autenticidade. Fonte: Wikipedia
Se você, meu querido leitor, passou por momentos de tensão enquanto, freneticamente, apertava a tecla F5 do seu teclado na esperança de ver seu Gmail novamente na ativa, aprenda a configurá-lo no Thunderbird e da próxima vez que ele baleiar, ria dos seus amigos e mostre que você é um blogueiro antenado.
A primeira coisa a ser feita é baixar o Thunderbird aqui. Uma vez instalado, vá a sua conta do Gmail e ative o encaminhamento POP. Volte ao Thunderbird e clique em ferramentas – configurar contas – nova conta e escolha a opção Gmail.
|
Clique em avançar e na página seguinte, coloque seu nome e sua conta do Gmail, respectivamente. Clique novamente em avançar e depois em concluir. Fácil, não?
E sabem por que nós usávamos este tipo de programa? Porque o espaço de armazenamento dos serviços de correio eletrônico era pequeno demais, as caixas postais viviam lotadas e os emails voltavam para o remetente. A solução então era usar softwares clientes para baixar tudo no disco rígido e zerar a caixa de entrada.
O mais famoso cliente foi o Outlook Express, que acompanhou o Internet Explorer desde sua 4ª versão. No Windows Vista, ele passou a se chamar Windows Mail.
Assim como o Firefox é um produto open source que concorre com o Internet Explorer, o Thunderbird concorre com o Outlook Express / Windows Mail.
Dicas Blogger também é história. GigaMail e Thunderbird - direto do túnel do tempo.