Queridos alunos leitores: meu lema sempre foi “dica aprendida, dica compartilhada”. Então hoje vou ensiná-los, passo-a-passo, como mudar o domínio do seu blog no Blogger/ Blogspot.
Para os menos habituados com os termos, domínio, segundo a Wikipedia, é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.
Para fins didáticos, o domínio é o endereço do seu blog e também pode ser chamado de URL
A plataforma Blogger – que é a nossa especialidade – já fornece GRATUITAMENTE o domínio blogspot.com. Quando criamos um blog no Blogger, o endereço SEMPRE será:
http:// [nome do blog] .blogspot.com
Manter esse endereço original já atesta que aquele blog está hospedado no Blogger. Não há nenhuma desvantagem nisso, certo? Errado. Sabemos que em muitas redes corporativas e universitárias, domínios que possuem a palavra blog são bloqueados. O mesmo acontece com o Orkut, MSN, Twitter e outros serviços erroneamente considerados como de lazer.
O ideal mesmo é já começar um blog com um domínio personalizado:
Por outro lado, é muito simples mudar o domínio do seu blog, mas lembre-se que:
- Não é de graça. Custa de R$ 15 a R$ 30,00/ ano
- Você vai perder os links de retorno que estão em outros blogs
- Teoricamente vai perder o pagerank, mas isso se recupera
- Rankings como os do BlogBlogs também serão zerados
O que você não vai perder:
- Número de leitores de feeds
- Posts, imagens, comentários e template
- Dados estatísticos
- Links indexados nos mecanimos de busca
O que o Blogger faz? Ele vai redirecionar seu antigo endereço blogspot.com para o seu domínio personalizado, automaticamente, mas a alteração completa pode demorar até 24 horas, portanto não entre em pânico com as telas de redirecionamento. É normal.
1. Escolha e registro do domínio
A primeira coisa a ser feita é escolher um domínio e registrá-lo. Existem domínios internacionais ( .com, .net, info, .org e etc) e os nacionais (.com.br, .blog.br e etc).
Para busca e registro, eu uso e recomendo o Uol Host. Seguem abaixo links de posts anteriores, onde ensinei como registrar e configurar um domínio personalizado:
- Como registrar e configurar um domínio no Uol Host
- Como configurar um domínio próprio no Blogger (Locaweb)
Uma vez comprado e registrado o domínio, devemos inseri-lo no blog. Para tanto, entre no painel, clique em configurações e na aba publicação, escolha “alternar para domínio personalizado” e logo em seguida, escolha “ir para configurações avançadas”
Na caixa “seu domínio” escreva o endereço do domínio que você comprou, SEMPRE com o www antes. Marque a caixa de redirecionamento assim que o Blogger aceitar o novo domínio, para que seus leitores cheguem ao seu blog tanto com quanto sem o www.
3. Os Feeds
Se você usa os feeds do próprio Blogger, nada precisa ser feito pois a mudança será automática. Veja abaixo os endereços de feeds do Blogger (default):
Feeds do Blogger: http://seublog.blogspot.com/feeds/posts/default
Feeds do Blogger com domínio próprio: http://www.seublog.com.br/feeds/posts/default
Pra quem usa o FeedBurner e não quer perder o número de assinantes, basta entrar em edit feed details, no painel do FeedBurner e mudar o endereço do blog em original feed.
O feed original que estará no painel do FeedBurner será o do Blogger. Apenas mude o endereço do domínio blogspot pelo do domínio personalizado.
Os assinantes continuarão a receber os posts via feeds sem nem notarem a mudança.
4.O Sitemap
Quem usa o Google Webmaster Tools, deverá criar um novo perfil para o domínio personalizado e enviar novos sitemaps. A forma mais atual de enviar sitemaps para quem usa o FeedBurner é esta e vai depender do número de posts:
atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=201&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=301&max-results=100
Pra quem não sabe o que é um sitemap e nem como inseri-lo, recomendo estes posts:
- Sitemap completo no Blogger com Feedburner, by Compulsivo
- Como enviar sitemaps ao Google Webmaster Tools, by Dicas Blogger
- Google Webmaster Tools – Criar Sitemap para Blogger, by Marcos Lemos
Pode manter como está, pois o que vale é o código que foi inserido no blog. Caso você use outros serviços de web analytics, verifique se será necessário criar uma nova conta.
- Acompanhe as estatísticas do seu blog
- Como colocar o Google Analytics no Blogger
- Como atrair visitantes para o seu blog – parte l
- Como atrair visitantes para seu blog – parte ll
- Como atrair visitantes para seu blog – final
Em serviços como BlogBlogs e Technorati, será necessário criar um novo perfil, já que eles não permitem a alteração da url. O ranking antigo não será zerado, mas como os backlinks mudarão, aos poucos o antigo endereço irá caindo e o novo subindo ;)
Well, o post ficou ENORME, mas meus tutoriais não são para preguiçosos, né? LOL O objetivo principal é evitar que você leitor passe pelo stress que passei ;) E lembre-se: se não for usar o domínio de imediato, NÃO DIVULGUE-O e coloque-o em um blog de testes.
ATUALIZAÇÃO em 06/01/20091. Para quem usa o AdSense, pode ser que seja necessário autorizar o novo domínio. Para tanto, acessem configurações do AdSense> sites permitidos
2. Há uma queda acentuada no número de visitantes vindos do Google. No caso do Dicas Blogger foi em torno de 40% e só normalizou após 45 dias. Não se assustem.