Home » » As três grandes mancadas do Blogger

As três grandes mancadas do Blogger

Blogger Quebrado 2Eu estava conversando com a Priscila sobre o futuro deste blog e, papo vem papo vai, chegamos à conclusão de que o Blogger deu três grandes mancadas com seus usuários neste ano. Isso mesmo! Quem usa a plataforma do Blogger teve que, obrigatoriamente, engolir as mudanças realizadas. E se você, querido leitor, se preocupa com o seu blog tanto quanto nós, certamente, ficou muito incomodado e preocupado com tudo isso. Nesse último mês ficamos observando para conhecer o impacto dessas mudanças e, como era de se esperar, não demoraram muito para aparecer.
Obrigatoriedade da nova interface
Esta mudança afeta, especialmente, os metabloggers – blogs que ensinam a usar o Blogger. A primeira reação que tive ao testar a nova interface (fui beta-tester) foi: "O que será do meu blog?" Pois é, pode parecer egoísmo, mas eu já sabia que meus posts e de todos os demais metabloggers ficariam obsoletos e que teriam que ser reescritos ou editados.
Além disso, pela minha experiência, desconfiei que a nova  interface não agradaria muita gente e não deu outra. Perdi as contas de quantas reclamações recebemos via comentários e tweets e o post Como voltar para a antiga interface se tornou um dos mais acessados.
Ok, é do ser humano ser resistente à mudanças, mas acho que essa poderia não ser obrigatória e ela nem era necessária. Eu preferia muito mais uma reforma no sistema de comentários. E vocês?
 
Mudança de domínio
Apesar de necessária – o objetivo é gerenciar cada conteúdo de acordo com as regras de cada país -  afetou drasticamente as visitações de blogs que ainda usavam o domínio blogspot.com.
Afinal, blogs que estavam apresentando significativo crescimento, como o caso do Priscila Fago, que foi a referência do post Otimização de Templates - resultados, tiveram uma perda absurda nas visitações. Veja o gráfico com as estatísticas:
Um leitor já tinha "cantado a bola" neste comentário:
 
Pois é, Roger, trágico mesmo....
Como qualquer mudança de domínio, vai levar um tempinho para que o Google faça a nova indexação. Quando mudamos para dicasblogger.com.br, demorou cerca de 2 meses para que as visitações e o PageRank normalizassem. A diferença é que foi uma escolha e não uma obrigação.
 
Alterações no mecanismo de pesquisa
                           Sobre as mudanças nas metatags
Essa eu considero a mais grave de todas. O que parecia ser uma grande revolução em SEO, foi péssimo para diversos blogs. O novo recurso, além de não funcionar corretamente, ainda causou um bug nos códigos que usávamos para incluir metatags em nossos blogs. Consequentemente, os blogs que foram afetados, tiveram significativas perdas nas visitações e, dependendo do caso, nos lucros.
Vejam só como nossos posts estão aparecendo nas buscas:
image
 
Blogs que usavam o domínio blogspot.com juntamente com os códigos para incluir metatags, foram os mais prejudicados.
Eu uso e escrevo sobre o Blogger há quase 5 anos e jamais havia visto problemas tão sérios.
Eu sempre fui defensora do Blogger, mas agora eu me pergunto: ainda vale a pena investir em um blog profissional usando a plataforma Blogger?
Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka