Quem acompanha este blog há bastante tempo sabe que fomos vítimas de muitas cópias de conteúdo e vivenciamos experiências super desgastantes, algumas até bizarras e que eu jurei que nunca mais tocaria no assunto plágio. A cada plagiador que a gente denuncia, nascem mais 100. É uma atividade desgastante e optei por não mexer mais com isso.
Então por que estou escrevendo este post? Para que vocês blogueiros fiquem cientes que é preciso registrar a marca (se possível) e comprar o maior número de domínios iguais e semelhantes para evitar ter o nome do seu blog clonado.
Exemplos de domínios iguais com extensões diferentes: seublog.com.br / seublog.com / seublog.net / seublog.info / seublog.org
Exemplos de domínios semelhantes: seu-blog / oseublog / blogseu e etc
Nem toda marca pode ser registrada. Blogger, por exemplo, é uma marca registrada do Google, então nenhum dos metablogs que levam este nome poderão registrar a marca. Isso serve para qualquer blog que use no título uma palavra que já seja registrada.
Existem serviços online que fazem a avaliação gratuita e depois cobram para providenciar tudo que for necessário para efetuar o registro. Recomendo o site e-marcas e a leitura deste artigo:
- Blog precisa ter marca registrada? - e-marcas
Vocês podem estar se perguntando: Mas Juliana, como irei registrar tantos domínios? Pois é, são infinitas possibilidades e ficaria caríssimo para a maioria de nós fazer tal aquisição e não acho que inibiria totalmente os mal intencionados, apenas diminuiria as possibilidades.
Olhando no site GoDaddy, por exemplo, vemos muitas opções. Você pensaria em registrar dicasblogger.jobs? Não né. Nem eu. Mas pode aparecer algum oportunista sem a mínima criatividade, registrar e passar a usar este domínio, criando um blog com o mesmo nome do meu ou do seu. Triste realidade. Ficamos muito mais na dependência da índole e da boa fé alheia do que dos nossos próprios recursos.
Nossa recomendação é que vocês registrem pelo menos os domínios mais comuns, tais como .com.br, .com, .org, .info, .net e .blog.br.
O Dicas Blogger original tem uma história de 5 anos na Blogosfera. Além da credibilidade junto aos blogueiros, também possuímos a chamada "autoridade" no sistema de indexação do Google. Óbvio que blogs com o mesmo nome ou com nomes semelhantes acabam "desfrutando" da relevância que construimos com muito trabalho.
Muitas pessoas procuram “aumentar o PageRank” de seu site e, a bem da verdade, este continua sendo um critério muito importante para uma estrátegia de SEO. Em vez de dizer “aumentar PageRank”, que é o termo leigo, vamos chamar de construção de “autoridade do domínio” essa parte importante do SEO Off-Page que é criar relevância para um site na Internet, enquanto o PageRank em linhas gerais é o nome dado ao algoritmo do Google. Fonte: Conteúdo é rei. Autoridade de domínio é rainhaEspero poder ter ajudado vocês com mais esta experiência. No mais, lamento por todos que não conseguem colocar os neurônios pra funcionar e fazem uso da competência alheia :)
Quero agradecer, em nome da equipe, aos queridos leitores que denunciaram os referidos blogs. Seguimos atentos e na luta! Abraços e continuem sendo íntegros!
- Você ainda mantém sua integridade? - Post da Priscila Fago
Alguns seguidores me questionaram no Twitter por que eu ainda não denunciei os referidos blogs ao Google, através do formulário DMCA. Porque não resolve. O Blogger apaga conteúdo replicado, mas não interfere na questão de nome ou marca. Quando estive na sede do Google em São Paulo, conversei pessoalmente com duas advogadas da empresa sobre este problema.