Home » » Esclarecimentos sobre algumas mudanças no blog

Esclarecimentos sobre algumas mudanças no blog

Uma das características  mais importantes que um blogueiro deve ter é a capacidade de se comunicar com o seu público. Desde o início do Dicas Blogger venho tentando mantê-los informados de todas as mudanças estruturais do blog e até dos meus dilemas pessoais. O resultado é sempre muito bom e por isso hoje volto a compartilhar mais algumas mudanças.

Como vocês já devem ter percebido, o blog está repleto de publicidade. Até bem pouco tempo atrás, eu não me importava muito com monetização e basta vocês fazerem uma busca para comprovarem que escrevi muito pouco sobre o tema.

Agora, surgiu a necessidade de ao menos tentar ganhar uns trocados com o blog. E por que? Será que a medicina não rende o suficiente? Rende sim e eu gosto do que faço, porém está inviável cuidar de 3 blogs e me manter trabalhando em 3 locais diferentes.Ao contrário de Arnold Kim, que abandonou a medicina para se tornar problogger, minha intenção é dividir melhor o meu tempo entre a medicina e a internet. O blog cresceu tanto, que já não dá mais para encará-lo como passatempo ou lazer e cuidar dele somente nas “horas vagas”.

Sinto que estou fazendo uma jornada de trabalho desumana e insalubre, já que não tenho mais folga.Quando não estou clinicando, estou blogando. Como consequência, minha memória está pior do que a da Dori – aquela peixinha amiga do pai do Nemo.

Já faz um bom tempo que venho ensaiando uma decisão: ou paro de blogar ou deixo um dos meus empregos. Como sou uma moça ajuizada, antes de tomar uma decisão tão séria resolvi investir mais uma parte do meu escasso tempo estudando sobre monetização. Com esta mudança de paradigma, todos nós iremos ganhar: eu vou ganhar experiência e vocês irão ganhar posts sobre um assunto importantíssimo, mas que foi pouco abordado em um blog voltado para blogueiros que desejam fazer um trabalho sério.

Pra começar, estou fazendo diversos testes com o AdSense, desde posicionamento dos anúncios até os melhores formatos de publicidade. Vou experimentar também outros programas de afiliados,  anúncios particulares e criar um midia kit para facilitar o acesso dos futuros anunciantes. O que for bom vai permanecer e o que não for irá para a lixeira.

Outro ponto importante e que já podemos considerar como a primeira dica desta nova fase é que nós blogueiros devemos escrever para dois tipos de usuários: os leitores fiéis e os paraquedistas. O leitor fiel é aquele que, geralmente, é blogueiro também, sabe o que é um feed, acompanha todos os posts, interage com o autor e sempre que pode, faz questão de comentar no blog, mas que, dificilmente, vai clicar em anúncios. É ele que engrossa as estatísticas do FeedBurner, mas não as do Analytics e as do AdSense. Já o paraquedista é aquele internauta que, como o próprio nome já diz, cai de paraquedas no blog, proveniente dos mecanismos de busca (leia-se Google) procurando por algo que nem sempre ele encontra e por isso mesmo acaba enxergando os anúncios.

Os dois tipos merecem toda a nossa atenção e são de suma importância para a manutenção de um bom blog. Vou dar um exemplo prático: analisando as palavras-chave que mais trouxeram visitante ao DB, a campeã tem sido Twitter. Oras, se eu estou usando esta ferramenta com um grande entusiasmo, por que não escrever sobre ela? Foi o que eu fiz e tem dado super certo, pois aumentou consideravelmente o número de visitantes únicos e de cliques, sem com isso espantar os meus leitores fiéis, já que estes são espertos e também estão aproveitando o que o Twitter tem de bom.

Claro que é impossível agradar a gregos e troianos e a meia dúzia de críticos que eu “conquistei” nestes quase 2 anos  vai reclamar, mas quem está na chuva é pra se molhar e o DB me traz muito mais alegrias do que dores de cabeça.  Tenho convicção de que a maioria de vocês está aqui não só para saber como inserir o widget mais bonitinho no blog, mas para e principalmente, aprender como fazer um blog bacana.

Agradeço pela paciência de terem lido este (enorme) post até o final e aproveito o ensejo para desejar um Feliz Dia das Mães a todas as leitoras do Dicas Blogger.

Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka