Home » , » Entrevista com o problogger J.Noronha

Entrevista com o problogger J.Noronha

O Fim da Várzea

Conforme prometido há 1 mês atrás, irei começar a me aprofundar no tema monetização de blogs. Como já disse várias vezes, eu nunca levei o assunto muito a sério e por isso escrevi muito pouco sobre o mesmo aqui no Dicas Blogger. Durante o mês de maio, passei a estudar mais e tenho tido resultados um pouco melhores, mas nada que me permita passar um tempo maior blogando – já que a minha renda vem da medicina e não dos blogs.

Como eu ainda estou engatinhando nesse assunto, me pareceu muito mais adequado convidar um problogger de verdade, ou seja, um blogueiro cuja fonte de renda exclusiva venha do seu trabalho com blogs, para passar um pouco da sua experiência para todos nós.

E o meu escolhido de hoje é ninguém mais, ninguém menos que o polêmico e, segundo ele mesmo, mau-humorado ex-professor de física J.Noronha – editor de O Fim da Várzea.

noronha

O Fim da Várzea é um blog que fala de tudo um pouco e mais um tanto.
Sou j. noronha, um ex-professor de física, e blogar é minha atividade principal, junto de outros projetos que aos poucos vou espalhando pela Internet. Vivo no RS, em Esteio, praticamente um bairro de Porto Alegre.

Quais são os blogs do Professor J.Noronha ?

Eu tenho mais de 10 e menos de 100 domínios atualmente, mas mantenho blogs em apenas 2, ofimdavarzea.com e lolbytes.com.

Você é um problogger?

Sim, já que blogar é minha principal e única atividade remunerada.

Existem muitas pessoas que duvidam que alguém possa viver dos rendimentos provenientes de blogs. Você , como nós sabemos, deixou sua profissão (professor de física) para se dedicar aos seus blogs. O que você tem a dizer aos incrédulos?

É possível viver de blogs, mas não é para qualquer um e, infelizmente, a imensa maioria vai desistir nos primeiros seis meses. Nos últimos 3 anos eu perdi a conta de quantos blogs vi nascer e morrer.

É preciso ter em mente que você vai trabalhar no mínimo 12 horas por dia, de 6 a 7 dias por semana. Não vai ter 13º, férias remuneradas ou plano de saúde. Tudo isso vai sair do seu próprio bolso.

Eu bloguei por um ano quando ainda era professor e só abandonei a carreira quando os rendimentos dos blogs ultrapassaram o que ganhava lecionando. O momento decisivo foi quando me dei conta que a sala de aula estava me tomando um tempo que poderia ser melhor utilizado nos blogs.

As principais perguntas que você deve se fazer são: você gosta de blogar? Você tem criatividade suficiente para manter um site com atualizações periódicas por 1, 2, 5, 10 anos? Você tem faro para assuntos que vão render visitas?

Pela sua experiência, o que é mais importante para se obter sucesso em monetização de blogs?

Escolher os programas certos e colocar os anúncios nos lugares certos. Se você tem medo de afugentar os leitores com os anúncios é porque seu conteúdo não é bom o suficiente para mantê-los, para começo de conversa. Não existe blog meio monetizado, se você quer ganhar dinheiro é preciso saber isso antes de mais nada. Não vou entrar nos detalhes de onde posicionar anúncios, mas há muito material à respeito na rede, basta uma pesquisa rápida.

Quais seriam os melhores programas de afiliados?

Para quem está começando eu recomendaria o Adsense, pela facilidade de implementar. Depois, pela ordem, Hotwords, JáCotei, Mercado Livre e Submarino.

Você acha que é possível alcançar bons rendimentos usando o Blogger?

Não, ao menos no meu conceito de bons rendimentos. Para ganhar dinheiro com blogs hoje em dia você precisa ir além do feijão com arroz de colocar anúncios e ficar esperando que as pessoas cliquem ou comprem através deles.

A minha maior fonte de renda atualmente são as lojas virtuais que eu mantenho paralelas aos blogs, e essas lojas precisam de um servidor para rodar, no meu caso, que utilizo um script próprio (não acredito mais nessas lojas “socializadas”, até porque sou um control freak), um bom servidor.

Outro problema do blogger é a necessidade de hacks para qualquer coisa, tempo é dinheiro e eu não tenho tempo a perder para ficar catando códigos e fazendo gambiarras; em um servidor próprio você tem uma gama de plataformas para fazer literalmente qualquer coisa com meia dúzia de cliques. Sem contar na questão do SEO, que é infinitamente superior ao que se alcança com o blogger. E como eu sei que vai aparecer alguém para refutar esse argumento, já vou dizendo que usei blogger por um ano e já esqueci mais coisas do que muita gente jamais vai saber sobre o sistema.

Blogar no blogger é como pagar aluguel, você nunca será dono de nada, um erro ou um funcionário de mau humor pode acabar com seu trabalho de anos.

O que você pensa a respeito de publieditoriais? Acha importante que o leitor seja notificado?

Eu sempre informo que o post é pago e trato como publicidade, para mim publieditorial é conversa para boi dormir.

Sou contra aquelas imagens que alguns utilizam avisando que o post é pago, “respeito com os leitores”, blá, blá, blá, acho isso um desrespeito com quem contratou o serviço, passa a impressão de que você está fazendo algo errado e se desculpando com os leitores.

É verdade que a crise econômica mundial afetou os rendimentos dos probloggers? Caso afirmativo, esta alteração se deu por uma redução no número de cliques ou por causa da queda do dólar? E como andam os programas nacionais?

Para mim afetou muito pouco. Quem tinha no Adsense sua principal fonte de renda certamente foi afetado. A queda nos ganhos foi da ordem de 50% em alguns casos, talvez até mais. Os cliques permaneceram no mesmo patamar, enquanto houver paraquedistas haverá cliques. E com computadores cada vez mais baratos a tendência é só aumentar.

Os programas nacionais estão melhorando bastante, se bem usados podem render muito mais que Adsense. Quem se queixa geralmente não está utilizando corretamente, ou está utilizando os programas errados.

Você poderia passar algumas dicas ao leitores do Dicas Blogger, interessados em aumentar os ganhos de seus blogs?

Registrem um domínio, contratem uma hospedagem e saiam do Blogger, não existe almoço grátis. Se você não investir, não vai crescer. Se você acha que não pode gastar nada para manter seu blog, vá fazer outra coisa, pois você não sabe nem a diferença entre despesa e investimento.

O Blogger é bom para começar, mas mesmo nesse estágio eu aconselho registrar um domínio e publicar tudo na sua url, para não ter todo aquele problema de perda de pagerank e links na hora da migração.

A pergunta que não quer calar: o que significa o “J” do seu nome? :P

Smile

UPDATE ÀS 18:28

As opiniões do entrevistado à respeito do Blogger são PESSOAIS e não refletem a opinião da entrevistadora. Este espaço se propõe a ser DEMOCRÁTICO e as entrevistas serão publicadas sem edições e sem nenhuma censura.

Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka