Home » , , » Refletindo sobre posts e tweets patrocinados

Refletindo sobre posts e tweets patrocinados

Muito tem se falado sobre os tweets pagos, que nada mais são do que tweets patrocinados – o twitteiro ganha para twittar. O caso mais famoso é o do Marcelo Tas que fechou um contrato com a Telefônica para escrever sobre o produto Xtreme.

Na época em que a notícia veio à tona, foi um verdadeito #mimimi lá no Twitter. Surgiu até a hashtag #twitterdealuguel. Se não fosse pelo fato do Marcelo Tas ter fechado um contrato justamente com a Telefônica, eu nem teria reclamado, aliás, acho que nem reclamei – apertei o unfollow e pronto. Não tenho nada contra o Tas, mas tenho tudo contra a Telefônica. Eu não me senti confortável recebendo publicidade de uma empresa que, desculpem o termo, me sacaneou. Há cerca de 1 semana voltei a seguir o Tas apesar do Xtreme.

Na semana passada tocou novamente o alarme no Twitter, pois soubemos que um grupo de blogueiros estava participando de uma campanha publicitária sem, necessariamente, avisar aos seus seguidores que a tag #inconfundível era referente a tweets pagos. O que se questionou foi a questão da transparência. Para entender melhor o caso, leiam a matéria do jornalista Mauricio StycerPublicidade velada no Twitter causa polêmica.

Parei para analisar a situação. Eu precisava pensar pra não falar bobagem.E me calei.

Resolvi então fazer uma pesquisa de opinião aqui no Dicas Blogger e uma das perguntas que coloquei foi: Você é contra ou a favor à veiculação de publicidade em blogs e no Twitter? Vejamos os resultado até o momento: 262 a favor e 31 contra. Nada mal.

E eu, o que penso sobre publieditoriais e tweets pagos? Bem, já dei uma palhinha na entrevista ao blog Informação Virtual, que foi publicada na sexta-feira passada:

“Você é contra ou a favor os posts pagos? Totalmente a favor. Veja só, para um blog crescer e produzir um conteúdo de qualidade é preciso muita dedicação por parte do blogueiro; são horas dedicadas à pesquisa e outras tantas escrevendo os artigos, respondendo comentários. Como fazer tudo isso somente nas horas vagas? É impossível. Então o dinheiro tem que vir de algum lugar. Que venha da publicidade veiculada no próprio blog. Acho importante manter a transparência. Eu optei por informar meus leitores quando um post for pago e deixei isso claro no meu Midia Kit.”

Para produzir conteúdo de qualidade é preciso dedicação e para se dedicar é preciso monetizar. Não tem como escapar disso. É a consequência natural da profissionalização.

Todo mundo pode e deve continuar blogando e twittando por diversão, mas quem quer ter uma renda com seu passatempo, também deve ser respeitado. No caso do Twitter a coisa fica ainda mais simples – basta apertar o botão mágico, caso o tweet pago incomode.

Vejamos agora a questão da transparência – devemos ou não avisar aos leitores/seguidores que aquele post/tweet é patrocinado? Eu acho que é de bom tom. Eu ainda não fiz nenhum publieditorial, mas como todos sabem, ganhei 8 camisetas para sortear na promoção de aniversário do blog. Foi de graça? Foi. Mas achei que eu deveria retribuir a gentileza dos patrocinadores fazendo posts e tweets de divulgação.

Não vejo problema nisso. Não ganhei dinheiro, ganhei camisetas. E aí, isso seria uma publicidade velada? Acredito que não. Tudo vai depender do ponto de vista; alguns podem achar que sim, fiz publicidade velada, vendi meu espaço em troca de 8 camisetas e bla bla bla. Outros vão achar bacana, afinal as camisetas são para os leitores e também o conteúdo do blog é legal etc, etc, etc. Não vai dar pra agradar todo mundo, né?

Se o blogueiro/ twitteiro for um cara legal e/ou se o blog/ twitter dele for interessante pra mim, eu vou continuar lendo/seguindo independente de como ele defende o leite das crianças. Entenderam por que eu voltei a seguir o Marcelo Tas? Não foi porque ele tem 279,717 seguidores, mas sim por causa da tão falada relevância.

O perigo maior no Twitter é para os anunciantes, pois podem acabar comprando gato por lebre já que, infelizmente, alguns usuários optaram por aumentar o número de seguidores através de scripts e número de seguidores não é, necessariamente, igual à relevância.

A idéia deste post não é fechar a questão sobre tweets e posts pagos. O que eu quero é levá-los a uma reflexão sobre o assunto, pois um dia pode acontecer com vocês.

Alguns seguidores pediram que eu colocasse um espaço na pesquisa, para que pudessem justificar suas respostas. Então, é chegado o momento: Você é contra ou a favor à veiculação de publicidade em blogs e no Twitter? Justifique!

Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka