Gostaram do brigadeiro? Então agora vamos conversar sobre marketing. Se você, meu estimado pupilo, pretende um dia ser problogger é bom ir se acostumando com termos publicitários. Trate de usar o São Google para aprender o que é ação viral, design, promo, mídia e etc. Ok, vou facilitar - Pequeno glossário de termos publicitários.
marketing
mar.ke.ting
(márqueting) sm (ingl) Propag 1 Comercialização. 2 Execução de todos os atos de comércio que sirvam para dirigir o escoamento de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. 3 Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. (Dicionário Michaelis)
Blogueiros famosos, VIPS, com PageRank acima da média costumam ser procurados por agências de publicidade especializadas em mídias sociais para veiculação de anúncios, posts pagos e afins. Até eu, que nem sou VIP, já recebi algumas propostas para participar de campanhas publicitárias, vocês acreditam? Não? Nem eu. Mas é verdade.
O problema é que nem todos os publicitários e ou funcionários de agências estão antenados com a NOSSA realidade e então aparecem coisas do tipo “Viu eu tenho uma proposta ótima pra você. Me passa seu telefone?” TELEFONE PRA QUE, DIO CRISTO ? Em pleno século XXI ??? Eu, educadamente, peço para que a proposta seja enviada por email e……nunca mais recebo uma resposta. Educados, né? Ou então “Olha, preciso saber quantos visitantes tem o seu blog e qual o preço de um post pago” Uai, não sabe ler um MIDIA KIT ?? Ok, ok, informo e……nunca mais recebo resposta. E tem mais “Me passa seu MSN pra conversarmos sobre a ação X” OK, eu passo, perco meu precioso tempo para ler “ queremos sortear camisetas por 30 semanas no seu Twitter” Pergunto: em troca do que mesmo? “Ah de visibilidade para você” Ai, ai – suspiro, agradeço e penso que não nasci pra isso.
Até escrevi sobre o tema - Publicidade em blogs – respeito é bom e eu gosto!
Claro que existem as exceções ( sim, propostas boas são EXCEÇÕES) e tive a felicidade de ser convidada duas vezes para conhecer a sede da Google em Sampa. Pena que não pude ir.
Das ações que presenciei como expectadora e que me pareceram realmente interessantes foram a da LG por lançamento do celular LG Renoir e a da Microsoft para o lançamento do Windows 7. Aliás, nesta última fiquei com “invejinha do bem” por não ter participado…
Mas a melhor e maior ação publicitária envolvendo blogueiros foi, sem sombra de dúvidas, a Porto Cai na Rede, que levou mais de 50 blogueiros para a paradisíaca Porto de Galinhas, em Pernambuco, com tudo pago, na maior mordomia - Conheça Porto de Galinhas na faixa!
Vejam só o que pensa um dos “cabeças” da ação, Sr. Eden Wiedemann:
Pois é. Eu fui uma das convidadas para participar e ninguém pediu meu telefone, pagerank, pageviews, midia kit ou MSN. Toda a conversa rolou por email, do jeitinho que eu gosto.
Independente da forma de abordagem, fiquei impressionada com a perspicácia dos organizadores. A idéia me pareceu genial, já que eu penso exatamente como o Eden – o blogueiro é um formador de opinião. Se o objetivo era divulgar Porto de Galinhas, por que não usar da credibilidade que muitos blogueiros têm com seu público? Bingo!
Pra ficar ainda melhor, os convites não foram baseados somente em dados de acesso dos blogs (talvez em relevância?), ninguém seria obrigado a postar sobre o evento e ainda deram oportunidade, através de sorteio e promoção, para que qualquer blogueiro pudesse participar.
A hashtag #portocainarede movimentou o Twitter por várias semanas e todos que estiveram em Porto de Galinhas adoraram a experiência, elogiando as acomodações e a forma igualitária como foram tratados. Com a palavra, os próprios felizardos envolvidos:
- Porto (Caiu) Cai na Rede – Eu Capricho
- Cobertura TRETA: Porto Cai Na Rede - Treta
- Porto Cai Na Rede: A maior ação de mídias sociais já realizada no Brasil –Google Discovery
- Porto cai na rede – uma aula sobre mídias sociais – Inovação e Negócios
- Porto de Galinhas + Meu Casamento = Post Gigante! 1/2 - Brogui
- Tudo que rolou no Porto Cai na Rede 2 – Ah! Tri Né
- Porto de Galinhas é um paraíso! – Bobagento
- Porto de Galinhas, 5 dias inesquecíveis – Papo de Homem
- Top 9 comidas de Porto de Galinhas – Homem na Cozinha
Qual o motivo de tamanha mobilização? Uma viagem com tudo pago ou uma boa idéia vinda de pessoas que estão, realmente, presentes nas redes sociais? É fácil se definir como “analista de mídias sociais” sem vivenciar o dia-a-dia de seus usuários. Qualquer um pode. Quero ver é conseguir penetração. É preciso falar a nossa linguagem.
Claro que uma campanha dessas proporções geraria polêmica, principalmente entre os politicamente corretos, que chegaram a criticá-la baseados nos eternos problemas brasileiros. Sem contar os que reclamaram pelo simples fato de não terem sido convidados e os que consideraram os posts como publieditoriais. Acontece, né?
O que interessa para quem encomendou a ação é o turista, que vai digitar lá no Google “porto de galinhas” e será direcionado para diversos blogs falando super bem da cidade.
Já para nós blogueiros, o que importa é que fomos devidamente valorizados.
E que venham outras campanhas do mesmo porte, amém.