No post anterior, você aprenderam como criar uma conta no Google Analytics e como inserir o código de monitoramento no Blogger - Como colocar o Google Analytics no Blogger.
Agora, irei mostrar as funções básicas deste excelente contador de estatísticas. Para compreender a importância de se monitorar os dados de visitação de sites e também para entender a terminologia empregada, recomendo que vocês (re) leiam a os seguintes posts:
- Como atrair visitantes para o seu blog – parte l
- Como atrair visitantes para seu blog – parte ll
- Como atrair visitantes para seu blog – final
- Acompanhe as estatísticas do seu blog
O Analytics possui uma coluna à esquerda, com links para suas principais funções. Ao entrarmos na página de monitoramento, já nos deparamos com um resumo dos últimos 30 dias no painel. Para demosntração, vou usar os dados do meu outro (e quase falecido) blog:
Dados estatísticos do blog Dicas de Informática
Clicando na data, que fica no alto e à direita, é possível escolher determinados períodos de monitoramento e ainda fazer comparativos com o mesmo período do ano anterior.
No botão visitas podemos escolher o que queremos ver, incluindo as exibições de páginas
Ainda no painel, encontraremos um resumo do número de visitantes, dos países de origem, das fonte de tráfego e do conteúdo do nosso blog:
No link visitantes, é possível traçarmos um perfil detalhado de nossos leitores:
Em fontes de tráfego, iremos analisar de onde partem as visitas que chegam ao nosso blog e as quais são as principais palavras-chave utilizadas pelos internautas que chegam através dos mecanismos de busca (isso é MUITO importante):
Vejam, no exemplo abaixo, quais os sites que mais enviaram visitantes ao DB em fevereiro:
Em conteúdo, verificamos quais os posts mais acessados em determinado período:
Em Adsense, dá para monitorar o desempenho dos anúncios do Google AdSense.
Em metas, podemos traçar alguns objetivos e monitorar determinadas páginas do nosso blog. Para adicionar uma meta, clique no link “adicionar metas e funis”. Na página seguinte, clique em “adicionar meta”. Preencha os campos da seguinte forma:
Dê um nome pra sua meta (no exemplo, escolhi o midia kit do Dicas Blogger), ative sua meta e marque “destino de url”. Em “detalhes de meta”, coloque a url a ser monitorada (no exemplo, coloquei a url do Midia Kit). Clique no botão “salvar meta”. Para editar sua meta, acesse “configurações do Analytics”, encontre seu blog na lista e clique em “editar”. Procure pela “meta” e clique novamente em “editar”. faça as alterações necessárias e salve.
No próximo post explicarei, detalhadamente, cada uma dessas funções. Aguardem.