A migração de algo é um processo interessante, ao mesmo tempo complicado e animador. Não vou mentir dizendo que será fácil, rápido e que não poderá acontecer complicações, pois tudo é possível e problemas podem aparecer. Entretanto o que diferencia é a forma com que lidamos com esses problemas. Já falei do melhor do Wordpress, já comparei o Wordpress com o Blogger, agora está na hora de você decidir: migrar ou não?
Os passos são idênticos nas duas plataformas (Wordpress.org e Wordpress.com), então preste bastante atenção para não cometer erros graves. Preparado (a)?
Acesse o painel de controle do seu blog do Wordpress, vá até a aba “Ferramentas” > “Importar”. Escolha a opção “Blogger”.
Preste atenção no que será importado:
- Todas as suas postagens, com seus devidos conteúdos (textos e links, as imagens não mudarão de endereço).
- Todas as suas categorias.
- Todos os seus comentários.
Após clicar em “Blogger”, leia a próxima página e clique em “Autorização”. Leia a próxima mensagem e clique em “Conceder Acesso”. Uma lista com seus blogs aparecerá (com informações de quantidade de postagens e comentários – assim você poderá ter uma idéia do tempo que irá demorar), escolha aquele blog que você quer migrar e no lado direito haverá um botão mágico escrito “Importar”, clique nele.
Aguarde a importação completar, primeiro serão importados as postagens e as categorias, por último os comentários. Após isso você já poderá mexer em seu novo blog com todas as suas postagens, categorias e comentários. Após completar, você poderá definir o autor das postagens, clique em “Definir Autor”, se houver mais de um escolha-o na lista e clique em “Salvar Alterações”.
Importação completa e com sucesso!*
As informações adquiridas na autenticação ficarão lá até você se desfazer delas, para isso clique no botão “Limpar as informações da conta”, na página “Importar”.
* Poderá haver casos em que a autenticação irá falhar, já passei por isso quando migrei o site [In]CommunSéries. Aí terá que encontrar outra solução, como migrar para o Wordpress.com e depois para o Wordpress.org. Mas esse problema tem grandes chances de não acontecer.
Postagens interessantes:
- Migrar Blogger para Wordpress – Sem Preceito
- Como fazer backup dos posts no Blogger – Dicas Blogger
- Diferenças entre Blogger e Wordpress – Dicas Blogger
- Conhecendo as versões do Wordpress – Dicas Blogger
- Como instalar o Wordpress – Parte 1 – Dicas Blogger
- Como instalar o Wordpress – Parte 2 – Dicas Blogger