Home » , » Usando o Twitter para o seu blog

Usando o Twitter para o seu blog

A idéia deste post é mostrar algumas vantagens de se ter uma conta no Twitter, exclusivamente para tratar de assuntos do blog. Depois de muita dor de cabeça à frente de uma conta que era pessoal e profissional ao mesmo tempo, resolvi direcioná-la apenas ao Dicas Blogger e aos assuntos correlatos e estou gostando muito da experiência.
Com o perfil @dicas_blogger pude separar os temas relacionados ao blog, tais como Blogger, Twitter, Wordpress e tecnologia em geral, deixando tudo mais organizado pra mim e para os meus seguidores. Como resultado, hoje não recebo mais agressões gratuitas, posso enviar meus posts sem correr o risco de receber reclamações e o índice de unfollow é menor.

Recentemente, criei uma lista pública, onde incluí apenas perfis de blogs. Com ela, acompanho mais de perto o que meus outros colegas andam escrevendo e utilizo-a para retuitar os artigos mais interessantes -  https://twitter.com/dicas_blogger/blogs.
Percebi também que ter uma conta no Twitter exclusivamente para o blog, além de dar um ar mais profissional, possibilita que o leitor escolha o que ele quer ler. Opinião, dia-a-dia e temas polêmicos se encaixam melhor em perfis pessoais.
Não estou dizendo que um perfil para o blog deve conter apenas os nossos posts: muito pelo contrário, já que para isso existem os feeds. A idéia é centralizar em um mesmo local os nossos artigos e os de outros blogs e portais que tratam do mesmo assunto.
Por exemplo: no perfil @dicas_blogger eu divulgo meus posts do dia, relembro alguns mais antigos e retuito artigos relevantes de outros blogs e dos grandes portais de tecnologia.
O ideal, a meu ver, é disponibilizar ao leitor os dois perfis – o do blog e o pessoal – e deixar que ele escolha o que deseja receber em sua timeline. Apesar disso, por questões pessoais (que os mais antigos sabem muito bem), eu optei por disponibilizar apenas a conta do blog.
Me parece que, deixar bem claro na bio do que trata aquele perfil, pode ser interessante.
Eu poderia citar inúmeras vantagens, mas escolhi as que considero mais significativas.

Fidelização - Ao clicar no botão follow, seu leitor estará ciente do que vai receber na timeline e não vai ficar reclamando de você divulgar seus próprios posts ou de falar tanto de um determinado assunto. Por outro lado, ele (seguidor) não será obrigado a saber como foi o seu dia e nem pra qual time você torce, a menos que ele queira seguir o seu perfil pessoal.
Privacidade - Desabafar no Twitter é uma delícia, mas ao falarmos de temas polêmicos ou mesmo de nossa vida pessoal, corremos o risco de nos expor demais para ilustres desconhecidos. Tenho notado muita agressão gratuita no Twitter e fico me perguntando: pra que tanta exposição? Com uma conta só para o blog, o risco de isso acontecer é infinitamente menor, já que o grupo de seguidores é mais homogêneo.
Comunicação - Com uma conta exclusiva, é possível também manter um canal de comunicação  com os leitores. Por exemplo, quando preciso avisar algo importante pra vocês, informo lá primeiro e depois aqui. O alcance é maior e o resultado é imediato.

Se você tem uma conta no Twitter que seja só para o seu blog, me envie o link pois irei adicioná-la à minha lista de blogs. Detalhe: o assunto do seu blog deve ter relação com os temas do meu - tecnologia, informática, blogger, wordpress, twitter e redes sociais.
Fiz este post, através da minha experiência pessoal e trata-se apenas de uma sugestão para os leitores deste blog. Longe de mim tentar criar regras :)
Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka