Uma dúvida muito frequente é o porque da utilização de uma página de fãs para integrar o blog e não o perfil no Facebook, e a resposta é bastante simples: o perfil é limitado à 5000 amigos, a página de fãs não tem limites. Além disto, é possível utilizar aplicativos que vão potencializar ainda mais a página, como vamos demonstrar à seguir.
Como criar a página de fãs
O processo de criação da página é bastante simples e intuitivo, basta ir à http://www.facebook.com/pages/create.php e preencher os dados necessários:
Como a página no exemplo é relacionada com um blog, optamos por escolher Marca e Site.
O passo seguinte é preencher as informações sobre o blog e colocar uma imagem:
A imagem utilizada não deve ser superior à 150px de altura e 150px de largura, para não ficar desajustada no widget do Facebook para blogs.
Após preencher alguns dados, estas sugestões na página inicial desaparecem.
Personalizar a URL
Após 25 usuários do Facebook tornarem-se fãs da página, o Facebook disponibiliza a opção de personalizar a URL: http://www.facebook.com/username. Este ponto é talvez o mais importante, os motores de busca atribuem um peso muito grande à URL, é comum ver páginas de fãs no Facebook nos primeiros resultados de buscas do Google. Tenha atenção que, uma vez escolhido o username, o Facebook não permite que seja alterado. Se a página for apagada o username fica indisponível para sempre (a não ser em caso de marcas registradas, que podem solicitar a utilização na central de apoio do Facebook).
Página de aterragem no Facebook
Página de aterragem é a página que os visitantes serão direcionados ao entrar pela primeira vez na página de fãs do blog no Facebook. Por norma, se não for feita nenhuma alteração, o visitante ao clicar no link que leva à página (vindos dos motores de busca, de widgets no blog ou de outro link qualquer) serão direcionados para o Mural, onde a probabilidade de clicar no botão gostar é MUITO menor do que se for direcionado para uma página convidando à tornar-se fã.
Veja como exemplo a página de boas vindas do Dicas Blogger no Facebook:
A tendência do visitante em clicar em "gosto" e tornar-se fã é muito superior à se fosse direcionado para o mural, onde o excesso de informações contido nesta parte da página pode acabar distraindo a atenção (como o feed do blog, comentários de outros visitantes, banners e imagens).
Como criar uma página de aterragem no Facebook
O processo de criação de uma página de boas vindas é bastante simples, para isto é necessário utilizar o aplicativo FBML. Esta aplicação abre uma (ou várias) guias onde podemos inserir qualquer código HTML. Para instalar o FBML basta ir em Editar página e, no final da página, clicar em FBML (ou em Mais aplicativos, caso não apareça o FBML):
Automaticamente aparece uma guia com o aplicativo na página de fãs. Para configurar, basta voltar à Editar página e clicar em Editar no FBML:
Nesta etapa vamos alterar o nome que vai aparecer na guia (sidebar) da página inicial. No caso do Dicas Blogger utilizamos “Bem Vindo!”. Na caixa embaixo é inserido o código HTML. Neste caso foi utilizado apenas uma imagem previamente salva no próprio Blogger:
Após salvar, é necessário um último passo para que o visitante que ainda não tornou-se fã da página (ou que não esteja logado no Facebook) seja direcionado para a página de aterragem. Para isto, voltamos à Editar página – Configuração do Mural e escolhemos a página que configuramos previamente (Bem Vindo!):
Como disse no início do post, é bastante fácil criar uma página de fãs no Facebook, mas estes detalhes de otimização vão fazer uma diferença muito grande no número de pessoas que vão tornar-se fã e, consequentemente, no número de visitas para o blog que isto irá gerar.
E você, já é fã do Dicas Blogger no Facebook?
(Post baseado na página de fãs do problogger.net)