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O blogueiro como formador de opinião

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Eu me recordo do dia em que entrei no blog Mundo Tecno, da Cynara Peixoto e me deparei com um banner escrito “Fnac devolva o meu dinheiro”. Nesse post, ela compartilhava com seus leitores a sua dificuldade em concretizar uma compra na referida loja. Li o post, deixei um comentário e decretei: eu jamais irei comprar na Fnac. Inspirada nesse episódio, criei os banners “Telefônica devolva a minha linha” e “Telefônica devolva o meu Speedy”, para que todos saibam o quão irresponsável essa empresa é.

Querendo ou não, nós, blogueiros, somos formadores de opinião. Fazemos parte da mídia e como muito bem escreveu o Cardoso recentemente, blogs não são brinquedos. Tanto isto é verdade, que muitas empresas já perceberam esse filão e estão investindo nos blogueiros mais conhecidos, seja convidando-os para eventos, seja conversando com  eles e apresentando os seus produtos.

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Segundo encontro de blogueiros com a Microsoft

Dependendo do blog, de sua relevância e aceitação, o que o blogueiro escrever será tomado ao pé da letra e imitado por milhares de internautas. Já existem até profissionais que ganham a vida como  “olheiros”. São contratados para monitorar na web a reputação das grandes marcas . No seminário INFO sobre redes sociais, esse tema foi exaustivamente debatido. Abaixo, seguem transcrições da palestra sobre o Orkut:

Marcelo Marzola, presidente da Predicta, acrescenta que as ferramentas sociais ajudam a ligar as pessoas, e a marca precisa estar nesse ambiente de forma pró-ativa, mostrando seus valores de forma transparente.

Segundo Manoel Fernandes, publisher da revista Bites, mais que fazer parte de uma comunidade, é preciso ser relevante para os usuários, apresentando bom conteúdo. “O melhor exemplo disso são as próprias comunidades. Às vezes, um espaço pequeno é mais importante que um grande, por causa do conteúdo.”

Fonte: Orkut não é mais só lugar de miguxos

No site do evento, os organizadores foram enfáticos quanto ao impacto das redes sociais na credibilidade de um produto ou marca:

Em vez de ignorar, use o poder das redes sociais e da blogosfera para alavancar marcas e empresas. É lá que os consumidores estão, na mais perfeita expressão da cauda longa. O Rupert Murdoch entendeu tudo três anos atrás e comprou o MySpace. O resto da história você conhece. Decifre já as oportunidades de marketing, relacionamento com os consumidores e monitoramento de reputação que as redes sociais oferecem. Em maio, mais de 380 milhões de internautas passaram pelos sites do Facebook, MySpace e Orkut e assemelhados. E Orkut, você sabe, é do Google, mas é sobretudo dos brasileiros. Fonte:Seminários Info-Redes Sociais

Se um blogueiro sério disser “não comprem na loja X porque ela não respeita seus clientes” certamente eu colocarei a loja X na minha lista negra, como fiz com a Fnac. Supondo que metade dos leitores da Cynara tomaram a mesma decisão que eu, imaginem quantos consumidores essa loja perdeu. Infelizmente, ainda existem empresas que ignoram esses fatos, como é o caso da Telefônica que, por não ter concorrência na maior parte do Estado de São Paulo, nos trata com desrespeito e desdém, demonstrando uma evidente condição de “alienação 2.0”.

Somos pessoas públicas - uns mais, outros menos - e , por isso, somos responsáveis por nossas condutas e posicionamentos na web. Quanto mais conhecidos ficarmos, maior será a nossa responsabilidade. Não podemos agir como crianças fazendo traquinagens. Lembro-me de ter lido, também numa matéria sobre o seminário da Info, a seguinte frase do Manoel Lemos: “Tirar algo da web é tão difícl quanto tirar xixi da piscina”.

Temos força sim, mas devemos usá-la para o bem coletivo e não para nos favorecer única e simplesmente. Muitas profissões foram manchadas - e aqui incluo a medicina - pela falta de caráter e pelo excesso de ambição de alguns profissionais. Chega de corporativismo! Atitudes anti-éticas devem ser comentadas e, se possível, punidas.

Até bem pouco tempo atrás, não possuíamos um espaço para colocar nossas idéias de forma tão abrangente. Então, devemos cuidar bem dele, não fazendo desse espaço um “playground” ou uma vitrine para egos inflados - que escondem, na verdade, personalidades frágeis, com baixa auto-estima e ávidas por aceitação.

Para sermos respeitados, devemos nos dar ao respeito.

 

A quem interessar, o podcast completo do evento encontra-se disponível no site da Info.

Podcast Info-Redes Sociais

 

Referências:

Microsoft: blogueiros são importantes-TechBits

Infoblog no  2 º encontro de blogueiros da Microsoft

Google for Bloggers-Google Discovery

Como foi o 1º encontro de blogueiros com o Google-Undergoogle

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Traduzido Por: Site's Dj Matioka
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