Home » » Sobre rankings e méritos

Sobre rankings e méritos

Ao ler o brilhante texto da Tine Araújo -Eu não gosto de rankings - referente ao meme que agitou a Blogosfera nas últimas semanas, tomei coragem e resolvi escrever a respeito. Como vocês já sabem, venho passando por um momento de grande estresse com a falta do meu Speedy e até fechei os comentários do blog para descansar um pouco; entretanto, eu não poderia me furtar de opinar sobre algo tão importante.

O nome do meme era "Mamãe eu quero subir no rank do BlogBlogs"- nome este que foi devidamente adaptado por alguns participantes - e tinha o objetivo explícito de angariar links para catapultar blogs às primeiras posições do ranking do BlogBlogs.

Minha primeira reação foi de perplexidade. Pensei: "isso só pode ser uma brincadeira". Não era. Um grupo se reuniu e resolveu manipular o rank do mais respeitado site de indexação de blogs do Brasil. Alguém duvida disso?

Eu já participei de diversos memes, mas nunca com o objetivo de subir em coisa alguma, até porque isto foi no meu " início de carreira", quando eu nem sabia direito o que era BlogBlogs. Depois, participei de algumas blogagens coletivas, com o intuito de divulgá-las e foi somente no Movimento Blog Voluntário é que eu descobri que com isto se subia - e muito - nos rankings. Mas daí eu já tinha quase 1 ano de estrada...

Eu gosto de rankings e assumo. É uma forma interessante (ou pelo menos era) de se conhecer bons blogs e de também ser visto. Mas se cheguei ao 5 º lugar no BlogBlogs foi pelo meu trabalho. Tenho certeza disso. Os memes, as blogagens coletivas e as parcerias contribuiram, mas não foram decisivos. Mesmo não participando do meme em questão, o Dicas Blogger manteve-se na mesma posição. Me sinto feliz por isto. Eu não sentiria nenhum orgulho de estar entre os primeiros, sabendo que foi um resultado manipulado.

Aqui em casa me perguntaram o que eu faria caso fosse a dona do BlogBlogs. Demorei para responder e disse " eu não faria nada". É óbvio. Aos Manoéis cabe apenas indexar resultados. Eles não podem ser responsabilizados por isso. Podem até mudar o jogo a médio prazo, mas no momento não há nada para ser feito.

Como muito bem escreveu a Tine, isso equivale a estar entre os melhores da escola, colando. E eu pergunto: qual é a graça? A menos que seja criado um meme desses por mês, a maioria dos blogs que subiram irão cair, caso não sejam relevantes e não tenham um bom conteúdo.O que nos mantém no topo são os nossos leitores e esses, definitivamente, não são manipuláveis.

Portanto, meus amigos que estão se sentindo lesados, sentem-se em suas cadeiras, peguem uma pipoca e assistam, calmamente, aos próximos capítulos. Nós, blogueiros, sabemos quem são os bons de blog. Infelizmente, a credibilidade do BlogBlogs foi arranhada e precisará de algum tempo para ser retomada.

Seria redundante dizer que no Top 10 estão blogs com menos de 200 assinantes de Feeds? Alguém em sã consciência duvida da hegemonia de um Interney e de um Cardoso na Blogosfera, somente pelo fato deles estarem, respectivamente, em 2º e 27 º lugares no referido rank? Aliás, eu gostaria de saber o que os dois mestres na arte de blogar estão achando disso tudo....

O assunto é polêmico e o objetivo deste post não é alfinetar ninguém. Não chegaremos a nenhum consenso pois cada um defenderá o seu ponto de vista. Apenas quero deixar registrado o meu ponto de vista e que nem sempre se resolvem as coisas com o famoso "jeitinho brasileiro".

Eu gostaria de saber a sua opinião, leitor do Dicas Blogger. A reabertura dos comentários estava prevista para 30/11, mas vou antecipar, visto que o tema requer um debate, mas que seja ele saudável e enriquecedor.

O meu muito obrigado a todos que, através de emails e do Twitter, me mandaram mensagens de solidariedade e apoio, devido ao que estou enfrentando com a Telefônica. Prometo fazer uma bela promoção com o dinheiro da indenização. (rs)

Um bom domingo e até a próxima.




Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka