Uma das coisas que sempre recomendo aos blogueiros iniciantes é o uso correto da Língua Portuguesa. Deslizes acontecem, eu sei, e eu também cometo os meus - mas o que tenho visto por aí são verdadeiros atentados à ortografia e às regras gramaticais.
Preocupada com o tema, cheguei a convidar uma amiga, doutora em Letras, para falar sobre a adequação linguística na internet - Adequação lingüística, uma questão de bom senso.
“A internet é hoje um dos meios que temos para conhecer as pessoas e suas capacidades. Através de um texto escrito por alguém no ambiente virtual podemos avaliar sua formação e seus conhecimentos. Saber transitar por várias variantes lingüísticas e adequá-las ao ambiente correto é uma amostra da capacidade intelectual e também profissional do autor do texto. Por isso devemos cuidar da nossa linguagem, como cuidamos do nosso visual, caso contrário nossos textos se tornarão o “mico da net”.
Infelizmente, o problema não se limita apenas aos blogs – ele tem sido recorrente até em grandes portais, demonstrando que o brasileiro, mesmo com curso superior, lê muito pouco.
Escrever corretamente, além de ser elegante, demonstra conhecimento, cultura, sabedoria.
O segredo está em ler muito e, na dúvida, perguntar pra quem sabe mais – o São Google.
Se nem uma coisa nem outra resolver, apela-se para um corretor ortográfico – um software que corrige os erros de ortografia. O programa não vai nos dar capacidade para escrever um bom texto no que se refere à qualidade do conteúdo e nem à gramática, mas pelo menos será um texto escrito de forma correta, que não agredirá os leitores mais exigentes.
No Firefox – o melhor navegador do mundo – podemos usar plugins (extensões) que mostram que a palavra está errada e sugere a forma correta de escrevê-la. Vejam:
Nós, felizes usuários do Firefox, temos as seguintes opções à nossa disposição:
- Dicionário PT-br, com 10455 downloads
- VERO, com 394 downloads
Pelo que pude constatar, nenhuma das duas estão de acordo com as novas regras gramaticais, que só deverão entrar em vigor em 2012 ( se o mundo não acabar, né?).
Eu continuo usando a ortografia que aprendi em 1977, quando fui alfabetizada. lol
Uma boa pedida pra quem já quer se adequar às novas regras é usar o site Ortografa - que converte textos, automaticamente, para o novo português.
Agora ninguém mais tem desculpas pra continuar escrevendo “elado”, ops, errado :P
ATUALIZAÇÃO: extensão VERO com o novo acordo ortográfico (via Teilor e Zé Marcos)