Home » , » Conhecendo as duas versões do Wordpress

Conhecendo as duas versões do Wordpress

Primeiramente quero agradecer à Juliana pelo convite e também o carinho que todos me deram nos comentários do post que fui apresentado. Já me sinto em casa. Como dito, estarei publicando sobre o Wordpress todos os meses.
O Wordpress é uma plataforma para blogs. Existem duas versões: a wordpress.org que tem mais liberdade de configurações e personalização; e a wordpress.com que é bem parecida com o Blogger, pois possui várias opções e temas pré-configurados.

wordpress_logoWordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdos na web, escrito em PHP e corrido em MySQL, especialmente para a criação de blogs. WordPress foi criado a partir do já desaparecido b2/cafelog e é hoje, junto com o Movable Type, o mais popular na criação de Weblogs. As causas do seu rápido crescimento são, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito. Fonte: Wikipedia
Vejam o que ambos possuem em comum:
  • Possuem o mesmo editor de postagens.
  • Disponibilizam a opção de criar páginas.
  • Pode-se criar categorias e tags normalmente.
  • A desativação de pings/tackbacks e comentários é possível.
  • Colocar ou não widgets na sidebar apenas com um clique.
  • São compatíveis com o Gravatar, que inclui o avatar personalizado nos comentários.
  • Você pode alterar e moderar os comentários.
  • Pode incluir novos cadastros em 4 categorias: Autor, Editor, Colaborador e Administrador. No Wordpress.org você encontrará mais uma: Assinante.
  • Criar lista de links e enviar arquivos.
  • Você pode agendar, editar e revisar posts.

Wordpress.org:

Possui uma liberdade muito grande de configuração e edição. Permite adicionar novos templates (themes) e novas ferramentas, os plugins. Para utilizá-lo você precisará de uma hospedagem (paga ou gratuita) e um domínio. Será o principal foco dos meus tutoriais (embora alguns poderão ser utilizado no Wordpress.com também).
Ferramentas e opções disponibilizadas:
  • Implementar novas ferramentas com os plugins.
  • Adicionar novos templates (temas ou themes).
  • Personalizar as URL’s dos posts.
  • Permite publicar postagens por e-mail.
  • Alterar a página inicial à ser exibida, exibindo como página estática.
  • Editar páginas, aparências e estilos dos templates/themas.

Wordpress.com:

Comparo o Wordpress.com com o Blogger. Qualquer um pode utilizar apenas fazendo um cadastro. Existe várias ferramentas pré-instaladas que você precisa apenas configurar, sem nenhum problema. A opção de instalar novos templates/themas é desativada, mas você tem uma lista com vários pré-instalados, você só precisa escolher ativar.
Você também não pode adicionar novas ferramentas com os plugins, tudo o que você precisa já está instalado: estatísticas, enquetes, avaliações dos posts, configurações de SEO (Google Webmaster Tools, Yahoo Site Explorer e Bing Webmaster Center).
O Wordpress.com possui um buscador que engloba todos os blogs nele cadastrados. Você tem a opção de desativar o acesso ou não, mas recomendo que deixe ativado, pois será mais uma forma de acharem o seu conteúdo.

Tabela com algumas diferenças básicas:

Ferramentas/Opções disponibilizadas: .ORG .COM

Instalação de novos themas e plugins. X -
Personalização dos links/URL’s dos post, tags e categorias. X -
Alteração dos links/URL’s nos posts. X X
Desativar/ativar acesso dos buscadores X X
Desativar os comentários X X
Criar páginas personalizadas X X

Qual devo utilizar?

Na minha opinião, recomendo o Wordpress.org. Devido a grande possibilidade de personalização e configuração. Os tutoriais são muitos mais amplos para ele do que para o Wordpress.com, as formas de personalização também são maiores. Com o Wordpress.org podemos fazer da imaginação o limite: configurar layouts da forma que queremos; adicionar ferramentas que tornarão a arte de blogar mais prazerosa; disponibilizar mais formas dos visitantes receber e explorar nosso conteúdo.
As principais diferenças foram apresentadas, agora a tarefa mais difícil será a sua: escolher qual dos dois utilizar. Com a minha coluna, irei ensinar a blogar com o Wordpress aos poucos, como dito no início, minhas postagens poderão ser utilizadas em ambos (mas serão voltados para o Wordpress.org). Acredito que você deva ter milhares de dúvidas, me prontifico a respondê-las: faça-as pelos comentários.
Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka