Home » , » O Poder da Síntese nos Blogs

O Poder da Síntese nos Blogs

Preliminarmente gostaria de agradecer à proprietária desse espaço, Juliana Sardinha, pela oportunidade maravilhosa concedida a minha pessoa, de ser um colaborador do Dicas Blogger. É muito gratificante ocupar um espaço que serviu de inspiração para minhas aventuras bloguísticas. Assim como cresce em visibilidade, aumenta também a responsabilidade já que aqui o número de leitores é infinitamente superior ao do meu blog. Espero, sinceramente, conseguir retribuir com qualidade a confiança em mim depositada, e peço que relevem algum deslize, pois uma estreia é sempre carregada de emoção.

Vamos ao assunto tema deste post!
Diante do mundo globalizado em que as informações se tornam a cada dia mais acessíveis e simplificadas não há mais espaço para embromações, a objetividade é que dá a tônica. Segundo a Wikipédia, síntese é: “Ato ou efeito de sintetizar; ou obtenção de um todo, a partir dos seus componentes elementos primordiais.”
É fato que uma das redes sociais mais crescentes da atualidade é o microblog Twitter, local em que o usuário está limitado ao número máximo de 140 caracteres, necessariamente, portanto, aquele que se aventura ou pretende se aventurar nesse serviço, já sabe previamente que o espaço para transmissão de suas informações é absurdamente limitado. E mesmo diante de tamanha restrição, vários conseguem a proeza de serem claros e objetivos nas suas inserções.
No que tange aos blogs, mesmo não havendo uma limitação de caracteres, é patente que aquele que consegue transmitir sua mensagem com maior objetividade e clareza, normalmente, ocupa uma posição de destaque na blogosfera.
"Nós nos contentamos em percorrer ou fazer uma varredura nos textos que nos são submetidos online. Esta afirmação formulada há tempos por Jakob Nielsen, o guru da "usabilidade" acaba de ser confirmada mais uma vez por um estudo que traz revelações importantes: Nós apenas lemos quando abrimos uma página da web. Não interpretamos a lógica da navegação e a disposição das informações. Olhamos, igualmente, as imagens. No restante, lemos 20 por cento do texto de uma página média - 600 palavras no teste em questão. Se pegarmos o tempo passado online e o tamanho dos artigos, chegamos à conclusão que não temos mais tempo para ler mais que 30 por cento das palavras que aparecem na tela. Nós lemos até 50 por cento da informação no caso de o número de palavras ser inferior a 111.( Francis Pisani)
Como vimos na citação supra mencionada, há uma necessidade evidente de criarmos textos menos extensos e mais objetivos, pois o leitor está cada dia menos paciente.Textos ou parágrafos muitos longos dispersam a atenção do leitor e fazem com que ele perca o interesse em continuar a leitura.
Um bom escritor é aquele que consegue transmitir sua mensagem de forma objetiva, sem muitas delongas e prolixidade, a leitura tem que ser prazerosa e instigante, parágrafos desconexos e extensos são um caminho fatal para o insucesso.
Não podemos nos olvidar que a objetividade deve ser a tônica, porém são necessários alguns outros quesitos que são igualmente importantes. O segredo de um bom artigo não é somente o talento, mas dedicação, persistência, disciplina e, principalmente, leitura. Por isso, leia muito, estude bastante e pesquise sobre o assunto que irá abordar. Nada pior do que um artigo sem fundamentação. Além do conteúdo pífio, você acaba caindo no descrédito.
Este artigo não tem o objetivo de impor regras generalizadas ao uso dos blogs, até mesmo porque cada um tem seu espaço e faz dele o que bem entender. Meu intento é apenas chamar a atenção para alguns equívocos que via de regra nos deparamos na blogosfera. Afinal “cada cabeça uma sentença”.
Ainda sobre o tema redação, indico a leitura do artigo: Português correto não é opção, é obrigação…

José Márcio (@jmpsousa) é o editor do blog Os InvicioneirosMineiro de Paraopeba/MG, canceriano, engraçado, calmo, cruzeirense. Apaixonado por Música, informática, Twitter, Blogs e Futebol! Saudosista dos anos 80.
Compartilhe este artigo: :

Quero+



 
Traduzido Por: Site's Dj Matioka
Copyright © 2013. Rádio Online Funk Dj Matioka
Template Created by Tv Online
Template Ads Ads Dj Matioka